Em 19 de agosto de 2025, o lendário compositor japonês Chumei Watanabe completaria 100 anos de idade. Nascido como Michiaki Watanabe em 1925, na cidade de Nagoya, ele se tornou um dos nomes mais influentes da música para animes e tokusatsu, deixando um legado que atravessa gerações. Filho de Toshio Watanabe, presidente da Watanabe Kogyo e fundador da Nagoya Screw Mfg. Co., Ltd., Chumei herdou um espírito inovador que se refletiu em sua carreira musical. Seu filho Toshiyuki Watanabe também seguiu a tradição familiar como compositor e arranjador, responsável por trilhas como Kyuukyuu Sentai GoGoFive (救急戦隊ゴーゴーファイブ, 1999), enquanto outro filho, Masashi Sada, é cantor. Sua neta, filha de Toshiyuki, é a atriz e dubladora Mako Watanabe.
Chumei se formou em letras pela Universidade de Tóquio e se interessou por música ainda no colegial, influenciado por filmes americanos e por um amigo que o incentivou a tocar gaita. Estudou com Ikuma Dan durante a universidade e com Saburo Moroi na pós-graduação, iniciando sua carreira compondo para dramas de rádio da Chubu-Nippon Broadcasting. Aos 31 anos, em 1956, compôs sua primeira trilha cinematográfica para Ningyo Sasana Catchbook Bewitching Six Deaths (Shintoho) e ingressou no JASRAC em 1958, contribuindo intensamente para produções cinematográficas da Shintoho até a década de 1960. Em 1967, aprofundou seus estudos de jazz com Sadao Watanabe (sem parentesco apesar do mesmo sobrenome), incorporando influências marcantes desse gênero em suas obras.



Nos anos 1970, Chumei começou a se destacar amplamente, alcançando o auge nos anos 1980 com suas trilhas para séries tokusatsu e animes, especialmente produções da Toei. Entre suas composições mais memoráveis estão Mazinger Z (1972), Himitsu Sentai Gorenger (秘密戦隊ゴレンジャー, 1975), Policial do Espaço Gavan (宇宙刑事ギャバン, 1982), Policial do Espaço Sharivan (宇宙刑事シャリバン, 1983), Shaider (1984), Jaspion (1985), Android Kikaider (人造人間キカイダー , 1972), Spider-Man (スパイダーマン, 1978) entre outros. Mesmo nas décadas mais recentes, continuou ativo, contribuindo para séries como Pretty Cure e Zenkaiger (2021).
Além da música, Chumei Watanabe tinha interesse pela ufologia, pesquisando e escrevendo sobre o tema nos anos 1990. Recebeu diversos prêmios, incluindo o 25º Prêmio de Críticos de Cinema Japonês em 2016 e o Agency for Cultural Affairs Film Award em 2019, na categoria de realizações cinematográficas.



Chumei Watanabe faleceu em 23 de junho de 2022, em Tóquio, aos 96 anos, devido a insuficiência cardíaca relacionada à idade. Seu legado permanece vivo em cada nota que compôs, eternizando heróis, aventuras e emoções que marcaram a história da música para animes e tokusatsu.
No dia 23 de agosto de 2025, será realizado em Tóquio o evento especial 100º Aniversário do Nascimento de Chumei Watanabe, em homenagem ao centenário do compositor.
O Tokusatsu.com.br produziu dois episódios do Tokucast, com uma experiência em áudio na qual a equipe e convidados, como Ricardo Cruz, contam sobre a vida e a obra de Chumei Watanabe em uma grande homenagem de fãs brasileiros. Confira abaixo:
Você precisa fazer login para comentar.