Artigos

Brasileiros destruíram a vida do ‘Jaspion’? É claro que não.

Por muitos anos, principalmente desde 2003, quando começaram no Brasil os grandes eventos com artistas japoneses, se fala na vinda de Hikaru Kurosaki, o Jaspion. Os brasileiros criaram diversas teorias da conspiração sobre rejeição, sobre negar o passado, não gostar de brasileiro, etc.

Recentemente, apareceu um corte de um podcast chamado Podpapo com Mauricio entrevistando o comediante Luiz França, que faz shows internacionais de stand-up e anualmente faz shows no Japão. O mesmo esteve em Okinawa (não sei o ano) e relatou que encontrou um amigo do Kurosaki que teria ajudado no contato para que ele fizesse uma entrevista para o canal dele.

Segundo ele, mesmo após passar no endereço, Kurosaki desistiu da entrevista. Quando foram até a casa dele para conversar, o ex-ator teria contado que não queria falar por ter lembrado de uma situação em que perdeu tudo o que ganhou na vida como o personagem e que a esposa teria morrido de depressão, tudo por causa da visita de um casal brasileiro.

As informações não batem muito com as que colhemos há anos, e precisa ficar registrado que esta é a nossa opinião sobre o caso. Vamos lá: primeiro que a visita do casal foi em 2012, e o falecimento da esposa do Kurosaki, a atriz Yuko Asuka, foi em 2011. Ele não deve ter perdido tudo, pois continua com sua escola de mergulho, que sofreu um bocado durante a pandemia, isto com toda certeza.

Em entrevista ao antigo site da revista Herói por volta de 2001, Hiraku Kurosaki disse que decidiu se desligar do mundo artístico devido a desentendimentos com Sonny Chiba.

Durante o fim dos anos 80 e começo dos anos 90, Kurosaki vinha sofrendo problemas financeiros devido à baixa popularidade e acabou recusando um pedido de Sonny Chiba para fazer espetáculos num parque de diversões por falta de segurança no trabalho e também porque um de seus amigos, Masato Akada (que foi dublê de Black Mask em Maskman, Yellow Lion em Liveman entre outros) havia se ferido gravemente numa filmagem, exatamente por esta falta de segurança. Dizem rumores, que já encontramos pela internet afora em épocas de fóruns, que quem comprou a JAC do Sonny Chiba na época tinha envolvimento com a Yakuza, e que Kurosaki teria tido algum tipo de problema também, até por ter atuado de certa forma cobrando e exigindo mais segurança dos sindicatos de dublês. Todos estes problemas teriam feito com que ele se isolasse em Okinawa e não quisesse mais sair.

Outro relato interessante vem de Hiroyuki Sanada, publicado no portal Kobunsha na época do falecimento de Sonny Chiba (2021), de que no final dos anos 80 eles teriam brigado devido a dinheiro. Sanada era um dos nomes que mais vendia na JAC, seja com filmes, discos, comerciais, tv, etc., e recebia sempre o mesmo valor. Desde então, nunca mais se falaram. Inclusive Sonny Chiba, mesmo em eventos onde Sanada o cumprimentava, fingia não o ver.

A relação deles sempre foi muito próxima e praticamente familiar, tanto que Sanada sempre foi um dos, se não o principal astro, após Chiba. Seu nome verdadeiro é Hiroyuki Shimozawa. “Sanada” é uma junção de partes do nome artístico e verdadeiro de Sonny Chiba (Shinichi Chiba e Sadaho Maeda). Inclusive, Sonny Chiba pediu para ele deixar de usar quando Sanada saiu da JAC, o que não ocorreu. O ator Hiroshi Watari chegou a contar, em visitas ao Brasil, que Sonny Chiba possuía uma casa extremamente luxuosa na época, o que deixava clara a diferença entre os ganhos do dono da empresa e os de seus contratados.

Outro ponto a se comentar é que o vídeo da visita do casal brasileiro contém uma música da trilha de Jaspion e um momento em que Hikaru Kurosaki segura uma revista. Nós temos informações de bastidores de eventos (por trabalharmos há anos em eventos de cultura pop no Brasil) de que não há autorização da Toei para artistas que vêm ao Brasil, por exemplo, ou que tenham participado de lives como as do Alma Tokusatsu, que os impeçam de fazer poses, segurar objetos, dar autógrafos, aparecerem com músicas ou itens das séries. As negociações são com empresários ou, na maioria das vezes, diretamente com estes artistas.

O que acreditamos que possa ter ocorrido é que  Kurosaki tenha realmente tido MUITOS PROBLEMAS no começo dos anos 90, com fortes discordâncias com Sonny Chiba e tudo o que envolve a sua história com a JAC. E que, e isto é uma hipótese, se o vídeo do casal tenha causado algum problema, possa ser relacionado a supostos acordos para que ele não se metesse mais com assuntos e séries relacionados à Toei ou à JAC.

Ninguém se isola como ele se isolou e recusa propostas com valores bem altos segundo fontes, como vem recebendo desde 2003, mas tudo isto acaba sendo uma opinião deste que escreve, pois a verdade mesmo, apenas Kurosaki poderá contar se vier ao Brasil um dia. Enquanto isso, existem pessoas desinformadas que se dizem fãs, “caçando” o tal casal para tirar satisfação, dizendo que a “esposa do Jaspion” se matou por causa deles e que ele pagou multas milionárias e perdeu tudo com ZERO prova. Infelizmente, existem pessoas que não entendem o poder da informação e, principalmente, da desinformação.

Parte das fontes são leituras e informações de bastidores, não temos como “linkar“, por isto acaba sendo um texto contendo opinião sobre a situação. É sempre importante pesquisar e entender antes de replicar uma informação e até mesmo publicar uma opinião.

Todas as imagens e vídeos pertencem aos seus donos, reprodução sem fins financeiros.

Compartilhe
Publicidade

Mais artigos

Episódios especiais do ‘Tokucast’ aprofundam a discussão sobre o que é tokusatsu

Tokusatsu Tyosenshu e a saudade de uma época

Super Action TKBR: A invasão ‘Kaiju’ que agitou a galera em São Paulo

SANA 2025 PARTE 1: O tokusatsu em ritmo de festa!

Shotaro Ishinomori – 87 ANOS

O western e o chapéu de cowboy no tokusatsu