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Produtores da Toei falam sobre futuro de ‘Gozyuger’ e do Super Sentai

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A Animate Times realizou uma entrevista com Shinichiro Shirakura, chefe do Departamento de Estratégia de Personagens e do Departamento de Planejamento e Produção Dramática da Toei, e Daigo Matsuura, produtor-chefe de Gozyuger.

Durante a conversa, eles discutiram suas experiências com Super Sentai, destacaram os principais aspectos de Gozyuger e compartilharam suas perspectivas sobre o futuro da franquia.

Shinichiro Shirakura e Daigo Matsuura

Confira alguns trechos da entrevista abaixo:

De qual série Super Sentai vocês dois se lembram com carinho da época em que eram fãs?

Shirakura: Quando Himitsu Sentai Gorenger foi lançado, eu tinha cerca de 10 anos e, mesmo que fosse muito popular, não assistia muito. Mas, anos depois, quando assisti a uma reprise de Denziman, achei que era um programa incrivelmente divertido. Na segunda metade, parece que eles ficam sem coisas para fazer, então os inimigos começam a lutar entre si em uma guerra civil. Outra coisa é a direção enérgica, que é tão característica do diretor Koichi Takemoto. O mesmo vale para o roteiro de Shozo Uehara, que parece sólido, mas não tanto… (risos). O cachorro fala, a princesa aparece e é uma história incrível, onde tudo é permitido.

Matsuura: Claro que não sou dessa geração, mas também adoro Denziman. Quando eu estava trabalhando em Kikai Sentai Zenkaiger, assisti novamente aos sentais da era Showa e achei o desenvolvimento de Denziman, no qual eles são liderado por um cachorro, incrível, desde o primeiro episódio.

Shirakura: Você se tornará Denziman! (risos).

Matsuura: Quando você pensa em Denziman, você pensa em Denzi Dog IC. O final tem um torneio de futebol memorial para o IC, o que quase não faz sentido (risos).

Como espectador, meu programa favorito foi Shuriken Sentai Ninninger. Eu esperava ansiosamente pelos personagens únicos e por aquela “bobagem” legal toda semana.

O que vocês acham dos robôs dos Sentais?

Matsuura: Gosto do Gaoking de Hyakujuu Sentai Gaoranger e do Abaren-Oh (de Bakuryuu Sentai Abaranger). A transformação e fusão CG daquela época é tão bem feita que acho incrível mesmo assistindo agora. Também conversei com o diretor de efeitos especiais Butsuda Hiroshi, e ele disse que o CG naquela época foi feito pelos melhores dos melhores.

Shirakura: A Motor/lieZ ficou responsável pela produção de CG dos animais de poder que apareceram em Gaoranger, e nós os convidamos para trabalhar em Kamen Rider Ryuki no ano seguinte.

Isso pode ser um pouco egoísta, mas eu gosto do Ryuseioh de Gosei Sentai Dairanger. O diretor de ação Takeda Michihiro disse: “Certifique-se de ter tempo suficiente”. “Eu entenderia se fosse um tiranossauro, mas é um dragão. Está agindo de forma estranha.”

Matsuura: Quando você pensa em Dairanger, a cena que vem à mente é aquela em que o dragão emerge do sol poente. Fiquei me perguntando: “Por que o pôr do sol?”

Shirakura: Acho que essa imprecisão é o que o torna tão atraente. Butsuda diz que não consegue superar aquilo.

Com a próxima geração de jovens produtores ativa, como vocês nomearam Matsuura como produtor chefe de Gozyuger?

Shirakura: É uma decisão muito difícil de tomar, tentar promover toda a série Super Sentai como uma produção de aniversário e ainda manter Gozyuger no centro. Com base na minha experiência trabalhando com Matsuura em Zenkaiger e DonBrothers, estou confiante de que ele é definitivamente uma pessoa com esse senso de equilíbrio.

Ouvindo isso, Sr. Matsuura, você sentiu muita pressão quando foi nomeado?

Matsuura: Claro que havia pressão, mas senti uma forte vontade de fazer o meu melhor, já que a tarefa me foi confiada. Kamen Rider Gotchard foi produzido por Yosuke Minato, e seu entusiasmo foi baseado no forte sentimento de “Vou tratar isso como se fosse meu show e fazê-lo sem tratá-lo como se fosse de outra pessoa!”, então herdei esse espírito e estou trabalhando duro nisso.

Shirakura: O objetivo das produções de aniversário não é relembrar o passado, mas sim focar em novos trabalhos, com trabalhos mais antigos sendo usados como elementos do programa para animar as coisas. Você não precisa ser um especialista em tudo da série, mas é bom ter um certo conhecimento e interesse e ser capaz de usar isso como um trampolim.

A cena no trailer onde todos os robôs Sentai anteriores foram destruídos foi chocante.

Matsuura: Nós a chamamos de “Cemitério de Robôs”. Sou tão, se não mais, fascinado pelas “coisas de robôs” quanto pelos efeitos especiais… Queremos trazer a vocês o charme e o impacto nunca antes vistos dos robôs de Super Sentai. Como resultado desse pensamento, nasceu a ideia do “Cemitério de Robôs”. Não há algo romântico em um robô quebrado? Coisas como o final de Mobile Suit Gundam SEED ou o soldado robô coberto de musgo em Castle in the Sky. Essa foi a ideia inicial que me veio à mente: “Há algo legal em um robô em decomposição”. Na época da produção, Transformers: One estava fazendo algo parecido. Junto com o diretor Ryuta Tazaki, passamos os dias dizendo a toda a equipe: “Não deixem de assistir Transformers: One!” (risos).

Agora que Matsuura se tornou produtor chefe, houve algum momento em que você percebeu o quão incrível Shirakura é?

Matsuura: Sr. Shirakura é muito rápido em tomar decisões sobre tudo. A velocidade com que escrevemos o roteiro também é extraordinária. Por exemplo, Junko Komura escreveu quase todos os episódios de Zenkaiger, e eu me perguntei: “Como isso aconteceu?” Agora entendo o quão incrível isso é.

Fonte: Animatetimes

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