Nem só de tokusatsu e cultura japonesa vive a Sato Company. Criada há 40 anos por Nelson Sato, a distribuidora é pioneira em trazer produções do Japão para o Brasil e agora vira seu radar para obras da Coreia do Sul.
Até o momento, já estão programados doze projetos para este ano, com três filmes coreanos confirmados para este mês. Dentre eles, estão grandes produções, filmes independentes e documentários de k-pop. Segundo Nelson Sato, a ideia é trazer diferentes experiências para que as pessoas possam entender como é grande a qualidade de criação e produção coreana.
Este material não é novo para a Sato Company. Em 2012, a produtores trouxe para a Netflix o k-drama Sonata de Inverno, que se saiu bem com o público numa época em que a popularidade destas séries não era tão alta.



Em 2022, Sato trouxe para o cinema seu primeiro filme coreano, Força Bruta, mas o retorno não foi o esperado. Já em 2024, veio Força Bruta: Sem Saída. Outro título da franquia, Força Bruta: Punição, estreia em 10 de abril.
Sato fechou acordo com a CJ, mega conglomerado sul-coreano, e com a Hybe, empresa dona do grupo de k-pop BTS, para representá-la em conteúdo de streaming e cinema no Brasil. Em janeiro deste ano, foi lançado um documentário sobre RM, o líder do grupo, em 310 salas do circuito comercial.


Este investimento em fãs de k-pop está trazendo obras que misturam shows e documentários destes artistas, rivalizando com a empresa espanhola Trafalgar. Nesta quinta (06/03), estreou o show de Baekhyun, integrante do grupo EXO. Em breve, virão produções dos grupos Zerobaseone (27/03) e Red Velvet (03/04).
Outro filme que já tem data marcada é 12.12: O Dia, que fala sobre golpe militar em 1979 e foi a quarta maior bilheteria na Coreia do Sul. Estreia dia 20/03.
Ainda estão em processo de lançamento os filmes Ditto: Conexões do Amor, Meu Pior Vizinho, Rebound: Uma Nova Chance, Em Busca da Vitória e Amazon Bullseye, este último com atores brasileiros e cenas gravadas na Amazônia. A maioria desses títulos irá para o streaming, incluindo versões dubladas, o que deve ampliar o público.


Nelson Sato disse que procura se manter como líder no segmento asiático, não apenas japonês, mas também coreano e chinês.
A Sato Company já trouxe filmes japoneses de sucesso, como a animação Akira, e os vencedores do Oscar, Godzilla Minus One e O Menino e a Garça, assim como diversas séries de tokusatsu, disponíveis em vários streamings.
Fonte: Folha de São Paulo