Os fãs de tokusatsu estão vivendo um momento muito bacana no Brasil. Além de produções sendo exibidas de forma oficial, há muito conteúdo sendo criado na internet e em mangás, e as produções nacionais em live-action baseadas no gênero estão a todo vapor.
Insector Sun: O Guardião da Terra, a primeira série live-action brasileira baseada no gênero tokusatsu e produzida de forma independente no Brasil, anunciou seu retorno em suas redes sociais para uma nova saga, com um fantástico pôster que marca uma nova fase e um novo visual para o herói.
Insector Sun é um personagem criado por Chris Lee, inspirado nos icônicos heróis de séries do gênero tokusatsu, como os da franquia Kamen Rider. Surgiu em 1999 no fanzine Ying Yang Quadrinhos e, ganhou uma série audiovisual produzida entre 2000 e 2007, composta por 12 episódios, além de uma segunda temporada com mais 5 episódios. O final da série deixou um mistério no ar, aguardando o retorno do herói com um novo visual e poderes.
Originalmente lançada em VHS, a série foi distribuída em eventos de cultura japonesa e entre os fãs, que dependiam do “boca a boca” para divulgar o conteúdo, já que plataformas como YouTube ainda não existiam. A série conquistou um novo público quando foi digitalizada e, em 2005, foi destaque na saudosa revista Henshin da editora JBC, especializada em cultura pop e japonesa e esteve presente em programas de televisão.
A trama acompanha Kri Lee, um jovem artista marcial que encontra uma nave alienígena caída na Terra. Seu piloto, um guerreiro extraterrestre, avisa sobre a iminente invasão do império Kron, colocando o planeta em perigo. Para proteger a Terra, Kri Lee recebe um cinto de transformação, que o transforma no herói Insector Sun, enfrentando monstros e generais do império invasor.



Com recursos limitados, a produção se destacou pela criatividade, utilizando técnicas engenhosas para criar figurinos e coreografias memoráveis, além do carinho e dedicação de seu produtor e equipe ao universo do tokusatsu.