
Saru no Gundan
Saru no Gundan (SFドラマ 猿の軍団, Exército dos Macacos) é uma série de ficção científica japonesa exibida pela Tokyo Broadcasting System entre 6 de outubro de 1974 e 30 de março de 1975, com 26 episódios de meia hora. Inspirada pelo sucesso de Planeta dos Macacos (Planet of the Apes), de Pierre Boulle, a produção utilizou a premissa de uma Terra futurista dominada por macacos, mas sem relação oficial com a franquia americana.
A trama acompanha Jirō, sua irmã Yurika e a pesquisadora Izumi, que são congelados acidentalmente durante um terremoto em um laboratório de criogenia e despertam no ano 3714. Nesse futuro, os humanos foram subjugados por uma civilização de macacos inteligentes. Com a ajuda do garoto símio Pepe e do humano Gōdo, eles enfrentam as forças do chefe de polícia Gebā e do ministro Sabo, envolvidos em disputas políticas.
O grupo acaba descobrindo Yukomu, um supercomputador criado em 2030 que decidiu extinguir a humanidade em favor dos macacos. No desfecho, Yukomu envia Gōdo para outro planeta, enquanto Jirō, Yurika e Izumi retornam ao ano de 1974.
