Notícias

Shinji Higuchi compartilha como nasceu sua paixão pelo tokusatsu

Publicidade

O cineasta Shinji Higuchi, conhecido por dirigir títulos como Shin Godzilla (シン・ゴジラ, 2016) e Shin Ultraman (シン・ウルトラマン, 2022), participou recentemente do programa A Deliciosa Música e a Bela Refeição de Toshihiko Takamizawa (高見沢俊彦の美味しい音楽 美しいメシ), exibido pela BS Asahi. Durante a entrevista, ele falou sobre o encanto dos efeitos especiais no cinema japonês e revelou o que despertou seu interesse pelo gênero ainda na infância.

De acordo com Higuchi, foi assistindo ao programa curto Ultra Fight (ウルトラファイト, 1971), transmitido pela TBS, que ele mergulhou no mundo do tokusatsu:

Era uma atração de apenas cinco minutos, com uma narração parecida com a de uma transmissão esportiva, tipo ‘E agora, o que o Ultraman vai fazer?’. Quando criança, eu estava acostumado com os episódios completos de 30 minutos. Nesse programa, era tudo condensado: só as cenas dos monstros brigando e sendo derrotados.

O diretor comparou o impacto dessa experiência com a sensação de consumir algo muito intenso:

O Calpis normalmente é diluído com água ou soda. Mas aquilo era como se eu estivesse tomando o xarope concentrado direto, o tempo inteiro.

Calpis é uma bebida japonesa popular, conhecida por seu sabor levemente ácido e adocicado, semelhante ao iogurte diluído. É feita a partir de leite desnatado fermentado com ácido lático e, depois, misturado com açúcar e água.

Higuchi também falou sobre a abrangência do tokusatsu, destacando que o conceito vai além das fronteiras japonesas:

O tokusatsu cobre muitas áreas. Para mim, Star Wars também se encaixa nesse estilo. Até o novo Superman tem monstros. Tudo isso é claramente ficção, coisas que não existem. Mas quando essas ideias se encaixam perfeitamente dentro da estrutura narrativa de um filme ou peça, é aí que reside a beleza do tokusatsu.
Se você não acreditar na transformação ou na fantasia, a experiência acaba. A graça está justamente em acreditar
.”

Fonte: Yahoo


Ultra Fight (ウルトラファイト) foi uma série produzida pela Tsuburaya e exibida entre 1970 e 1971 pela TBS, com episódios diários de cerca de 5 minutos. Criada para entreter crianças com lutas de Ultraman, Ultraseven e Zoffy e monstros apresentados nas séries Ultra. A série alternava episódios com cenas reaproveitadas de produções anteriores e outros com novas filmagens. A série colaborou para manter o interesse na franquia, pois na sequencia foi lançado na sequencia O Regresso de Ultraman (帰ってきたウルトラマン, 1971).

Compartilhe
Publicidade

Mais artigos

‘Black Kamen Rider – Guia Visual Definitivo’ entra em pré-venda no Catarse

Exposição reúne 50 anos de história dos ‘Super Sentai’ em Tóquio

Toei anuncia elenco e detalhes oficiais de ‘Kamen Rider Zeztz’ na coletiva de imprensa

‘Shin Kamen Rider SPIRITS’ chega ao fim após mais de duas décadas

As dez séries de ‘Super Sentai’ mais bem avaliadas no IMDb

‘Stranger’: Filme de herói local impressiona com ação e presença de Takumi Tsutsui