O site Legacy of Nerd noticiou que Tamotsu Shinohara, designer responsável pelos monstros de No.1 Sentai Gozyuger (ナンバーワン戦隊ゴジュウジャー, 2025), teria utilizado inteligência artificial generativa no processo de criação das criaturas da série. A informação teria se originado de um suposto tweet deletado do próprio artista, posteriormente preservado por fãs e páginas especializadas como o RangerWiki.
Na publicação, Shinohara teria afirmado:
“Como foi claramente mencionado na semana passada, vou assumir abertamente: todos os designs relacionados à Bridan de Gozyuger que estou encarregado usam inteligência artificial generativa. Claro que não são usados ‘exatamente como gerados’, mas a maior parte das ideias é extraída daí, ou gerada por associação e evocação…”

Tweet original que foi deletado – Reprodução internet
Com uma carreira iniciada nos anos 1980, Shinohara é conhecido por seu extenso trabalho como designer de personagens e monstros em diversas séries da franquia Super Sentai. Ele foi o designer principal de produções como Kousoku Sentai Turboranger (高速戦隊ターボレンジャー, 1989), Juken Sentai Gekiranger (獣拳戦隊ゲキレンジャー, 2007), Samurai Sentai Shinkenger (侍戦隊シンケンジャー, 2009) e Ressha Sentai ToQger (烈車戦隊トッキュウジャー, 2014), além de ter colaborado em títulos como Kyoryu Sentai Zyuranger (恐竜戦隊ジュウレンジャー, 1992), Ninja Sentai Kakuranger (忍者戦隊カクレンジャー, 1994), Mahou Sentai Magiranger (魔法戦隊マジレンジャー, 2005) e Kaizoku Sentai Gokaiger (海賊戦隊ゴーカイジャー, 2011).
Fora do universo Sentai, Shinohara também criou o visual dos Orphnochs em Kamen Rider Faiz (仮面ライダー555, 2003).
Em Gozyuger, Shinohara é o responsável pelos visuais dos No One World Bridan (ノーワンワールドブライダン), o primeiro grupo de antagonistas da série, cujo objetivo é reunir todos os Sentai Rings para o casamento da Rainha TegaJune, evento que, segundo a trama, resultaria no fim do mundo.
Recentemente Tamotsu Shinohara deu entrevista e participou de uma live com o publico brasileiro no 2º Festival de Cinema e Histórias em Quadrinhos de Marabá, realizado em 13 e 14 de setembro de 2025, com transmissão online no YouTube.
Fonte: Legacy of Nerd
Você precisa fazer login para comentar.