O Godzilla Fest 2025 começou com grande estilo, trazendo o anúncio oficial de Godzilla Minus Zero (ゴジラ-0.0マイナスゼロ, Gojira Mainasu Zero, literalmente Godzilla -0.0), o 31º filme japonês da icônica franquia Godzilla. A produção será escrita, dirigida e supervisionada em efeitos visuais por Takashi Yamazaki, que retorna após o sucesso de Godzilla Minus One (ゴジラ-1.0, 2023), vencedor do Oscar de Melhores Efeitos Visuais — o primeiro filme japonês a conquistar a categoria.
Embora detalhes sobre a trama e personagens ainda não tenham sido divulgados, o longa promete expandir o universo criado por Yamazaki, com estreia estimada para 2026, segundo relatos da imprensa japonesa.
O projeto foi inicialmente anunciado em 1º de novembro de 2024, ao final da primeira exibição televisiva de Godzilla Minus One na Nippon TV. Já em fevereiro de 2025, durante o Visual Effects Society Awards, Yamazaki confirmou que o roteiro e os storyboards estavam em desenvolvimento, com um orçamento maior que o do filme anterior.
Em abril de 2025, a Bloomberg noticiou que a Toho havia iniciado os planos para a sequência, informação reforçada em julho pelo presidente da Toho International, Koji Ueda, que mencionou não apenas a possibilidade de lançamento em 2026, mas também planos para uma sequência de Shin Godzilla e outro projeto ambientado no Sudeste Asiático.
O site oficial yamazakimovie-extra.jp foi lançado em julho de 2025, convidando figurantes voluntários para o próximo Blockbuster Monster Movie de Yamazaki — título provisório que também havia sido usado durante a produção de Minus One. O site confirmou que o novo filme será financiado pela Toho e produzido pelo estúdio ROBOT Communications, de Yamazaki.
Durante o Godzilla Fest 2025, realizado em 3 de novembro no Kanadevia Hall, em Tóquio, foi revelado o título oficial, Godzilla Minus Zero, agora coproduzido pela Toho Studios, com efeitos visuais a cargo da Shirogumi, empresa parceira de longa data do diretor.
As filmagens com figurantes ocorreram em várias regiões do Japão, incluindo Tsukubamirai (Prefeitura de Ibaraki, entre 30 de agosto e 3 de setembro), Kasama (5 de setembro) e Kuji (14 de setembro). Pela primeira vez desde Godzilla: Final Wars (2004), um filme japonês do monstro terá cenas filmadas fora do Japão, com locações na Noruega e na Nova Zelândia, reforçando a escala internacional e a ambição cinematográfica do novo projeto.
Com o retorno de Takashi Yamazaki e uma produção de escala global, Godzilla Minus Zero promete elevar ainda mais o padrão técnico e narrativo da franquia.
Fonte: YouTube – Toho
