Notícias

Diretor da Toei revela o verdadeiro motivo para o fim do ‘Super Sentai’

Publicidade

Shinichiro Shirakura, responsável pelo Departamento de Estratégia de Personagens da Toei Company, concedeu uma entrevista ao site do jornal japonês Asahi Shinbum e comentou sobre a decisão de encerrar temporariamente a franquia Super Sentai (スーパー戦隊シリーズ) após a conclusão da série atual, No. 1 Sentai Gozyuger (ナンバーワン戦隊ゴジュウジャー).

Pergunta: Este ano marca o 50º aniversário da primeira série Sentai, Himitsu Sentai Gorenger (秘密戦隊ゴレンジャー, 1975). Com o fim da exibição de Gozyuger no começo do próximo ano, uma série comemorativa, isso significa o fim da franquia Super Sentai?

Shinichiro Shirakura: Não, não acho que seja o fim da franquia Super Sentai. Ela está em hiato. O horário de exibição de Super Sentai (TV Asahi, domingos de manhã às 9h30) será ocupado por uma nova produção, mas a própria série Sentai pode eventualmente ser revivida. A notícia do ‘fim de Sentai’ surgiu em outubro, mesmo antes do anúncio oficial, e eu nunca esperava uma reação tão grande. Sou grato por saber que o Super Sentai foi uma presença tão querida. No entanto, mesmo que eventualmente seja revivido, acho que seria melhor esperar uns 10 anos.

Pergunta: Por quê?

Shinichiro Shirakura: As limitações do Super Sentai estão se tornando evidentes. Tentamos vários métodos para superar essas limitações, mas com a aproximação do 50º aniversário, claramente chegamos a um ponto em que precisamos repensar as coisas fundamentalmente.

Pergunta: Quais são as limitações do Super Sentai?

Shinichiro Shirakura: Houve duas disrupções que vieram do Ocidente. A primeira foi a chegada da era do streaming após a pandemia de COVID-19. Com o streaming, novas e antigas obras de tokusatsu podem agora ser vistas lado a lado. Para o Sentai, não apenas Kamen Rider, as séries antigas da franquia também passaram a competir com as atuais. Como as obras de Sentai não são relacionadas, é possível começar por qualquer uma, mas, por outro lado, é difícil saber por onde começar. Está se tornando cada vez mais difícil para novas obras competirem com obras mais antigas e estabelecidas, a menos que tenham características muito distintas. A segunda disrupção é a enorme onda de heróis de quadrinhos estadunidenses. A série Vingadores da Marvel também é popular no Japão. Personagens como Capitão América e Homem de Ferro eram originalmente de obras diferentes, mas agora são apresentados juntos. Mesmo como um grupo de heróis, as personalidades e habilidades de combate dos personagens são claramente definidas desde o início. Enquanto isso, Super Sentai, que também é um grupo de heróis, muda de rumo todo ano e apresenta fragilidades no desenvolvimento de personagens. Tentamos vários métodos para superar esses dois obstáculos, mas chegamos à conclusão de que precisamos encarar um desafio fundamentalmente novo.

Pergunta: Todos conhecem a franquia Super Sentai (no Japão), mas o conteúdo não é mais amplamente visto?

Shinichiro Shirakura: Essa sempre foi uma questão fundamental para Sentai, mas depois de 50 anos, a franquia se tornou algo que se dá por garantido. Acho que se tornou uma espécie de tradição da cultura japonesa. Embora o quanto você assistiu varie de pessoa para pessoa, acredito que muitos japoneses conseguem imaginar cinco heróis em trajes coloridos quando ouvem o termo ‘Sentai’. Embora isso tenha estabelecido o programa com o status que alcançou, também traz consigo o receio de que seja algo que as pessoas nem precisem assistir. Afinal, se você ligar a TV naquele horário toda semana, ainda estará passando. Mesmo que as séries tenham sido modernizadas, o enredo geral permanece o mesmo. Sua qualidade imutável está inextricavelmente ligada à ideia de que as pessoas não precisam mais assisti-lo. As pessoas pensam: ‘Eu já conheço a história, então não preciso assistir toda semana.’ Ou: ‘Posso simplesmente assistir às séries antigas, que são nostálgicas.’ É um medo constante para nós criadores de que novas séries não sejam necessárias. A natureza ‘constante’ de Sentai é perigosa até mesmo para a equipe de produção. O importante não é como a série se destaca dentro da estrutura tradicional da franquia, trata-se de pensar que tipo de séries são realmente necessárias para as crianças de 2025 e para o Japão alcançar o mundo. A Toei tem o conhecimento necessário para criar séries Super Sentai. No entanto, esse conhecimento às vezes atrapalha a criação de algo verdadeiramente novo. Nossa geração, acostumada com Sentai, precisa seguir em frente, e uma nova geração deve considerar a criação de novas séries Sentai. É por isso que acho que não deveria ser revivida por 10 anos.

Pergunta: Acho que muitos espectadores preferem o lado mais leve do Super Sentai em comparação ao tom sério de Kamen Rider.

Shinichiro Shirakura: Como é comum em Sentai, os cinco personagens se transformam em trajes e fazem poses. Quando derrotam um monstro, ele explode e fica gigante. O enredo é absurdo, e eles pilotam robôs gigantes, lutam contra inimigos gigantes e destroem prédios o tempo todo. Algumas pessoas zombam e dizem que é bobo, mas é uma história leve e divertida. É isso que a torna tão excelente. Quando entrei para a Toei em 1990 e participei de uma reunião de planejamento para Kyoryu Sentai Zyuranger (恐竜戦隊ジュウレンジャー, 1992), o produtor Takeyuki Suzuki abriu a reunião dizendo: ‘O que vamos fazer para que os monstros fiquem gigantes desta vez?’ e um roteirista ficou extremamente irritado. Suzuki era um veterano que havia trabalhado em muitas séries Sentai até então, mas acho que ele havia alcançado um estado de iluminação depois de passar por muitas tentativas e erros. Eles perceberam que esse era o único formato para Sentai ter sucesso e, além disso, chegaram a um ponto assustador em que tiveram que pensar por primeiro em ‘como tornar os personagens gigantescos’. De uma perspectiva externa, pode parecer que eles estavam sendo um pouco mesquinhos.

Pergunta: A equipe de produção sentiu que já havia feito tudo o que podia 30 anos atrás?

Shinichiro Shirakura: O Super Sentai já estava em seus últimos suspiros na época. Disseram que Zyuranger poderia ser a última série. Os membros mais jovens se uniram para tentar algo completamente diferente, introduzindo um sexto guerreiro no meio da história. Isso se tornou um elemento básico desde então, mas na época, não previmos tal futuro e nunca imaginamos que continuaria por 30 anos. Claro que também foi influenciado pelo sucesso inesperado de Power Rangers, criado nos Estados Unidos e baseado em Zyuranger.

Pergunta: Tanto Kamen Rider quanto Ultraman tiveram períodos de hiato. Apesar de um breve hiato no início, Sentai foi a única série de heróis de tokusatsu que continuou sendo transmitida por quase 50 anos. Por que Sentai é tão amado?

Shinichiro Shirakura: Sentai nasceu originalmente de um acidente. Um projeto foi planejado para reunir cinco Kamen Riders para lutar, mas fracassou devido a certas circunstâncias. Então, rapidamente pedimos ao Shotaro Ishinomori que criasse o Himitsu Sentai Gorenger. Depois, animes de robôs como Chodenji Robo Combattler V (超電磁ロボ コン・バトラーV, 1976) pararam de ser exibidos, e os robôs gigantes tomaram conta de Sentai. Os criadores das séries em seus primórdios não tinham o luxo de se dedicar a teorias para criar o herói ideal. Eles precisavam criar uma obra única, e Sentai foi o resultado de um processo de tentativa e erro, resultando em uma coleção de eventos. Por que eles têm que lutar com cinco pessoas todas as vezes? Por que eles sempre têm que pilotar robôs gigantes para lutar? Eu realmente não entendo. Além dessa lógica, reside a verdadeira essência. Isso é de alguma forma legal e cativante. Acho que Sentai expressou de forma explícita a essência do que torna algo interessante como entretenimento. Porém, tornou-se mais difícil retratar o conflito entre o bem e o mal.

Pergunta: A importância de apresentar heróis na televisão por tantos anos também é significativa, não?

Shinichiro Shirakura: A representação do bem e do mal em Sentai também mudou consideravelmente desde seus primórdios. Com o fim da Guerra Fria, a sociedade achou difícil imaginar um hipotético ‘mal absoluto’. Até em séries de heróis fictícios, tornou-se cada vez mais difícil retratar o bem e o mal de forma unidimensional. Mesmo nesses tempos, continuamos a ser criativos, valorizando as personalidades de nossos personagens enquanto eles derrotavam inimigos malignos. Eu disse antes que Sentai se tornou algo cotidiano, mas acredito que ele tem um lugar no coração dos japoneses, e eu ficaria feliz se a franquia tenha tido um impacto positivo na sociedade.

Pergunta: Você ficou em conflito por encerrar a franquia Super Sentai após 50 anos?

Shinichiro Shirakura: Conflito, não.

Pergunta: Essa é uma resposta simples, assim como os personagens de Sentai.

Shinichiro Shirakura: Sou grato aos fãs que amaram Super Sentai. No entanto, pensando na próxima geração, senti que deveria começar um novo desafio. Agora é a hora de considerar uma revolução nos próprios programas de super-heróis. Esse é o Super Policial do Espaço Gavan Infinity (超宇宙刑事ギャバン インフィニティ), que será o sucessor de Gozyuger.

Fonte: news.livedoor.com

Compartilhe
Publicidade

Mais artigos

Toei revela teaser de ‘Project R.E.D.’, sucessor da franquia ‘Super Sentai’

Faleceu Isao Yagi, lendário designer de efeitos especiais da EX-PRO

‘Kamen Rider Kabuto’ vence votação e será a próxima série a ganhar dublagem

NJPW e Bandai anunciam colaboração em homenagem a Hiroshi Tanahashi

MEDICOM TOY anuncia novos sofubis inspirados em ‘Shin Kamen Rider’ e ‘Gorenger’

Toei registra nova marca: ‘PROJECT R.E.D.’