A Ajinomoto, uma das maiores produtoras de alimentos, temperos e óleos de cozinha do Japão lançou uma campanha direcionada às crianças japonesas contra o desperdício de alimentos. Ela é estrelada por um kaiju (monstro gigante) chamado Foodlosslla (junção das palavras food e loss, desperdício de comida em inglês, com lla de Godzilla), feito de restos de alimentos, que ataca Tóquio e também chora.


O vídeo da campanha, de cerca de 1 minuto e 20 segundos, lembra clássicos do kaiju boom, lançamento de diversas produções com monstros gingantes após o sucesso de Godzilla (ゴジラ) de 1954, dos anos 1970 da Toho e séries da Tsuburaya como Izenborg (恐竜大戦争アイゼンボーグ, Kyoryu Daisenso Izenborg). O vídeo foi dirigido por Takashi Yamazaki, diretor e supervisor de efeitos especiais de Godzilla Minus One (2023), filme que conquistou o Oscar de Melhores Efeitos Visuais no ano passado. O próprio Yamazaki desenvolveu os itens utilizados pela equipe que combate o kaiju. Os efeitos visuais foram criados pelo mesmo time que trabalhou em Godzilla Minus One.
Junto ao vídeo, a Ajinomoto lançou um hotsite com um teste com 10 perguntas sobre o desperdício de alimentos. Também está disponível o download para a versão completa do desafio em PDF e o Foodlosslla em realidade aumentada para as crianças tirarem fotos com ele e denunciarem o desperdício de alimentos. O foco da campanha é:
“Foodlosslla é um monstro em lares por todo o Japão. Seu peso é de impressionantes 2,36 milhões de toneladas. Isso equivale à quantidade de desperdício de alimentos dentro das casas em um ano. Será impossível derrotá-lo imediatamente. Sua primeira tarefa é descobrir como combatê-lo. Se as crianças que representam o futuro da Terra se levantarem, certamente poderemos derrotar o desperdício de alimentos.”
A página da campanha pode ser acessada em:
https://www.ajinomoto.co.jp/event/foodlosslla/drill/
【人類へ、緊急司令!】#フードロスラ 出現中#フードロスラドリル で攻略せよ!
— 味の素株式会社 (@ajinomoto) March 21, 2025
大怪獣があなたの町に!?#ARで実物大のフードロスラを体感せよ!
フードロスについて、
楽しく学んで #フードロスラ を倒そう!
詳しくは、特設サイトでhttps://t.co/dioi70S4IN pic.twitter.com/rBwcPdmIFt