Notícias

Akira Kushida fala sobre o segredo para canções de heróis

Akira Kushida fala sobre o segredo para canções de heróis que ressoem com as crianças: “Gentileza é a coisa mais importante”.

Mais de 50 anos se passaram desde sua estreia. Um longo caminho. “Embora o tempo tenha passado em termos de números, para mim cada dia tem sido uma luta. Passou tão rápido. Sempre fui ativo como cantor e passei por muitas tentativas e erros. Quase não fui ativo como cantor no ano passado, mas eu estava lutando em outro lugar.”

Embora ele seja agora uma lenda em músicas de animes e tokusatsu, suas raízes musicais estão no Ocidente. Nascido em 17 de outubro de 1946 na cidade de Yokohama, desde a adolescência Kushida tocava bateria e cantava rhythm and blues em acampamentos militares dos EUA. Ele chamou a atenção de pessoas da indústria musical e, em 1969, lançou sua música de estreia, Empty Seishun/Grandpa Sam, pela Toshiba Express, que era a gravadora na época. Ele apareceu no programa Stage 101 da NHK, em 1970, e foi recomendado por Chumei Watanabe (compositor) para cantar a música tema de Taiyo Sentai Sun Vulcan (1981), dizendo: “Se você puder cantar uma música em inglês…”

No entanto, ele disse que teve dificuldades com a canção no começo: “Sun Vulcan foi realmente difícil. O diretor me disse: ‘Quero que você cante de uma forma que as crianças achem legal quando ouvirem’. Quando cantei, com minha própria ideia do que era legal, foi ficando cada vez mais longe do que era esperado. Por algum motivo, recebi o OK, mas não entendi o porquê.”

Akira Kushida Gantando Uchuu Keiji Gavan no show Super Hero Spirits

Foi com a música tema de Uchuu Keiji Gavan (1982) que conseguiu expressar totalmente o lado que agradaria às crianças. “A coisa mais importante é a gentileza. Não gentileza óbvia, mas gentileza oculta. Eu me perguntava o que aconteceria se eu trouxesse isso para minhas músicas. Eu queria expressar gentileza em minhas letras. Então isso chegou até elas.”

Essa descoberta foi aplicada até mesmo em apresentações ao vivo. Ao cantar em um show de heróis, ele diz: “As crianças não vão prestar atenção em você se gritar para elas como: ‘Todas vocês, crianças, vamos lá’. Você precisa se tornar uma delas. Em vez de cantar de um palco alto, eu descia até os assentos da platéia e cantava na altura dos olhos delas. As crianças começaram a vir até mim.”

Desde então, Kushida cantou temas em diversas obras, como o anime Kinnikuman (1983) e boa parte das séries do início da franquia Metal Hero, como Sharivan, Shaider, Jaspion, Jiraya e Jiban, entre tantas outras.

Em 2010, ficou responsável pela voz do OOO Driver, item que aparece na série Kamen Rider OOO.

AKira Kushida fazendo os sons do OOO Driver no Anime Frinds.

Hoje, muitos fãs esperam ver Akira Kushida no palco. Ele retornou aos palcos em agosto do ano passado e, em janeiro deste ano, anunciou nas redes sociais que retomaria as atividades gradualmente. “Quando estou no palco, me sinto tão energizado. Todos se juntam e cantam junto, e alguns membros da platéia choram. Há uma mistura de rostos sorridentes e rostos lacrimejantes. Isso me deixa muito feliz.”

Atualmente, sua saúde está melhorando constantemente. “Você pode recuperar seus músculos treinando aos poucos, mas não há nada que você possa fazer sem a coisa mais importante – sua própria força mental. Você não pode fazer nada sem motivação. Meu objetivo é cantar e me divertir com todos em um concerto ao vivo novamente. Apenas faça o seu melhor.”

Fonte: SportsHochi

Compartilhe
Publicidade

Mais artigos

Hot Toys anuncia figures de ‘Kamen Rider’ 1 e 2 em escala 1/6

Episódios especiais do ‘Tokucast’ aprofundam a discussão sobre o que é tokusatsu

‘Godzilla vs Marvel’ ganha detalhes e capas alternativas, para alegria dos fãs

Episódio zero de ‘No. 1 Sentai Gozyuger’ é revelado

Heróis da P-Production ganham um livro ilustrado

Hironobu Kageyama canta tema de paródia de séries tokusatsu!