Depois de 10 anos, Tetsuo Kurata retornou ao Brasil para participar do Anime Friends 2025. O intérprete de Kotaro Minami (Issamu Minami na dublagem brasileira) em Kamen Rider Black (仮面ライダーBLACK, 1987 e Kamen Rider Black RX (仮面ライダーBLACK RX, 1988), participou de dois painéis solo e um junto com os atores de Jiraiya: O Incrível Ninja (世界忍者戦ジライヤ, Sekai Ninja Sen Jiraiya, 1988), além de realizar meet and greets.
Kurata foi uma das atrações mais aguardadas deste ano pelos fãs de tokusatsu. O ator esteve o tempo todo acompanhado de seu filho, o também ator Kotaro Kamimoto, que já havia vindo ao Brasil com o pai há 10 anos. Kurata revelou histórias curiosas, como ter ficado sabendo sobre as audições de Kamen Rider Black ao ver um pôster na saída de uma sessão de cinema.
Ele também comentou que passou por um período intenso de preparação física junto à equipe da JAC (Japan Action Club), responsável pelos dublês e suit actors que atuavam nas séries da Toei Company. Nos primeiros dias de gravação, Kurata disse que o diretor foi muito exigente com ele sobre como um herói deve andar, correr e se movimentar. Algumas cenas precisaram ser repetidas diversas vezes, levando o ator à exaustão. Ele fez um paralelo entre a solidão do personagem que interpretava e sua própria solidão como ator, ao tentar encontrar a interpretação correta.


Kurata também revelou que Kamen Rider Black RX inicialmente não seria estrelado por Issamu Minami, mas a insatisfação dos produtores com os atores testados os levou a decidir manter o mesmo protagonista. Ele contou que chegou a recusar duas vezes o convite para participar de Kamen Rider Black RX. Foi então que Shotaro Ishinomori, o próprio criador dos Kamen Riders, ligou para Kurata e marcou um jantar. Os dois saíram para comer, e Ishinomori disse ao ator que ele era a única opção para a série e pediu que aceitasse o papel — o que, finalmente, Kurata fez.
O ator disse que ficou relutante em continuar interpretando um Kamen Rider por conta do ritmo exaustivo das gravações. Contou que se levantava diariamente antes das 6h da manhã e, muitas vezes, só chegava em casa por volta da meia-noite. Kurata também comentou que gostou do tom um pouco mais leve dado a Issamu Minami em Black RX, apesar do clima mais pesado no final da história.


Kurata protagonizou ainda um momento que chamou a atenção do público no último painel do qual participou. Ao ser exibida no telão uma cena do filme Super Hero Taisen GP: Kamen Rider 3 (スーパーヒーロー大戦グランプリ仮面ライダー3号, 2015), que conta com a participação dele, o ator, envergonhado, não quis ver a cena em que se transforma no Kamen Rider Black. Ele justificou que essas imagens geraram comentários nas redes sociais japonesas, onde muitas pessoas disseram que ele parecia envelhecido — o que certamente o deixou desconfortável.
Ao final, o ator declarou ter ficado impressionado com o fato de que as produções das quais participou cruzaram o mundo, fizeram sucesso no Brasil e ainda reúnem multidões após quase 40 anos. Ele destacou que praticamente todos na plateia eram adultos, mas, quando se aproximavam dele, Kurata os via como as crianças que um dia foram. Em todos os painéis, o ator fez a pose de transformação, tanto do Black quanto do RX, ainda que nem sempre tenham acertado as músicas certas de cada série para o esperado “henshin”.
Você precisa fazer login para comentar.