Entre os dias 2 e 4 de agosto, foi realizada em Nagoya, Japão, a final do World Cosplay Summit 2025 (WCS), principal campeonato mundial de cosplay, com a participação de representantes de 41 países. A grande final ocorreu na madrugada de sábado (3) para domingo (4), no horário de Brasília.
Um dos destaques da competição foi a apresentação da dupla italiana Andrea Vesnaver (Re Vega) e Matteo Simoni (Matt of the Monsters), que encenou uma batalha entre Godzilla e Gigan de Godzilla vs. Megalon (ゴジラ対メガロ, 1973). A performance incluiu efeitos como fumaça, LEDs nos olhos de Godzilla e o uso de trens como nunchaku. No telão ao fundo, os personagens Jet Jaguar e Mothra, também confeccionados pela dupla, completavam o cenário.
O trabalho seguiu uma das regras centrais do WCS, que exige que os participantes sejam responsáveis pela maior parte da produção dos trajes e adereços. A apresentação recebeu o Muta Marine Award, na categoria Gimmick/Technology, em reconhecimento à execução técnica e criativa.


Andrea Vesnaver já havia vencido o WCS em 2013, ao lado de Massimo Barbera, com cosplay de Mazinger Z.
Toshio Furukawa foi um dos juízes convidados
Atuante na indústria de anime desde a década de 1970, ele interpretou diversos personagens icônicos, como Ataru Moroboshi em Urusei Yatsura, Piccolo na franquia Dragon Ball e Portgas D. Ace em ONE PIECE. Com uma voz expressiva e presença marcante, conquistou gerações de fãs ao longo das décadas. Reconhecido como um dos grandes nomes da dublagem japonesa, sua carreira abrange também narração, atuação nos palcos e a formação de novas gerações de dubladores.
Furukawa também trabalhou em diversas produções do gênero tokusatsu como a voz do Wiseman de Kamen Rider Wizard (仮面ライダーウィザード, 2012) e como narrador de Tokusou Sentai Dekaranger (特捜戦隊デカレンジャー, 2004).

Brasil retorna ao pódio após 14 anos
Após 14 anos fora do pódio, o Brasil voltou a ser premiado no WCS. A dupla Kelly Batista e Luís Telles, do Rio Grande do Norte, conquistou o 3.º lugar com uma apresentação baseada no jogo Resident Evil Village, encenando o confronto entre Mother Miranda e Karl Heisenberg, com foco em atuação, trilha sonora e efeitos práticos. A última premiação brasileira havia sido em 2011.


Mais informações sobre a edição do WCS 2025: https://wcc.worldcosplaysummit.jp/
Você precisa fazer login para comentar.