Notícias

Brasil e ‘Godzilla’ são destaques no World Cosplay Summit 2025

Publicidade

Entre os dias 2 e 4 de agosto, foi realizada em Nagoya, Japão, a final do World Cosplay Summit 2025 (WCS), principal campeonato mundial de cosplay, com a participação de representantes de 41 países. A grande final ocorreu na madrugada de sábado (3) para domingo (4), no horário de Brasília.

Um dos destaques da competição foi a apresentação da dupla italiana Andrea Vesnaver (Re Vega) e Matteo Simoni (Matt of the Monsters), que encenou uma batalha entre Godzilla e Gigan de Godzilla vs. Megalon (ゴジラ対メガロ, 1973). A performance incluiu efeitos como fumaça, LEDs nos olhos de Godzilla e o uso de trens como nunchaku. No telão ao fundo, os personagens Jet Jaguar e Mothra, também confeccionados pela dupla, completavam o cenário.

O trabalho seguiu uma das regras centrais do WCS, que exige que os participantes sejam responsáveis pela maior parte da produção dos trajes e adereços. A apresentação recebeu o Muta Marine Award, na categoria Gimmick/Technology, em reconhecimento à execução técnica e criativa.

Andrea Vesnaver já havia vencido o WCS em 2013, ao lado de Massimo Barbera, com cosplay de Mazinger Z.

Toshio Furukawa foi um dos juízes convidados

Atuante na indústria de anime desde a década de 1970, ele interpretou diversos personagens icônicos, como Ataru Moroboshi em Urusei Yatsura, Piccolo na franquia Dragon Ball e Portgas D. Ace em ONE PIECE. Com uma voz expressiva e presença marcante, conquistou gerações de fãs ao longo das décadas. Reconhecido como um dos grandes nomes da dublagem japonesa, sua carreira abrange também narração, atuação nos palcos e a formação de novas gerações de dubladores.

Furukawa também trabalhou em diversas produções do gênero tokusatsu como a voz do Wiseman de Kamen Rider Wizard (仮面ライダーウィザード, 2012) e como narrador de Tokusou Sentai Dekaranger (特捜戦隊デカレンジャー, 2004).

Brasil retorna ao pódio após 14 anos

Após 14 anos fora do pódio, o Brasil voltou a ser premiado no WCS. A dupla Kelly Batista e Luís Telles, do Rio Grande do Norte, conquistou o 3.º lugar com uma apresentação baseada no jogo Resident Evil Village, encenando o confronto entre Mother Miranda e Karl Heisenberg, com foco em atuação, trilha sonora e efeitos práticos. A última premiação brasileira havia sido em 2011.

Mais informações sobre a edição do WCS 2025: https://wcc.worldcosplaysummit.jp/

Compartilhe
Publicidade

Mais artigos

Dublagem em inglês de ‘Ultraman 4K Discovery’ tem elenco revelado

Toei lança site ‘Sentai Friends’ em homenagem aos 50 anos da franquia

Ultraman Card Game celebra 1º aniversário com torneio “Mestre e Discípulo”

Tokyo Comic Con 2025 confirma shows com grandes nomes das músicas de tokusatsu

Takeshi Nadagi relembra ‘Kamen Rider W’ com foto da Prefeitura de Tóquio

Mostra de SP leva clássicos asiáticos ao Sato Cinema