A CCXP 2025, realizada de 4 a 7 de dezembro no São Paulo Expo, mais uma vez reuniu milhares de fãs. A programação contou com o painel Especial Kamen Rider: O Herói Através das Eras, apresentado no dia 5 de dezembro, no Palco Universe by Seara. Apresentado por Gusta Almeida e Tati Mafort, o evento celebrou a trajetória da franquia no Brasil, desde o início com Kamen Rider Black (仮面ライダーBLACK) até o atual Kamen Rider Zeztz (仮面ライダーゼッツ), passando por séries, mangás, dublagens e lançamentos editoriais.
O bloco inicial teve a participação de Giuzão Chagas, do Tokusatsu.com.br, Edi Carlos, coordenador de novos negócios da editora JBC e Jonatas Carmona, editor de mangás da JBC. O debate destacou como a exibição de Kamen Rider Black na extinta TV Manchete, em 1991, introduziu a franquia ao público infantil brasileiro, passando pelas exibições de Kamen Rider Build (仮面ライダービルド) pelo canal TokuSato, no YouTube, e citando o simulcast de Zeztz como um divisor de águas.
A linha editorial também foi abordada, falando da publicação do mangá Kamen Rider Kuuga (仮面ライダークウガ) pela editora JBC, e em um recado no telão, onde Adriano Almeida, da editora Mozu, anunciou o Guia Visual Definitivo Kamen Rider Black.
O segundo bloco destacou a dublagem de Kamen Rider Zeztz. As estrelas foram as dubladoras Thay Marciano (voz de Nazuka) e Nathalia Guillen (voz de Nem). A dupla contou como conheceu Kamen Rider e compartilhou o processo do trabalho de gravação. O telão trouxe mensagens em vídeo dos dubladores Marcelo Campos (voz de Baku Yorozu/Zeztz), Gilmar Lourenço (voz de Tetsuya Fujimi) e Stephany Custodi (voz de Minami), falando sobre suas experiências com a série. O painel não só revisitou o passado, mas também destacou o bom momento atual do tokusatsu no Brasil e projetou o futuro do gênero no país, graças a exibições simultâneas, dublagens e parcerias fortes.




Fotos: Chibi Martins e Anluper

Você precisa fazer login para comentar.