Para celebrar os 60 anos da estreia do icônico monstro gigante Gamera, três filmes da Era Showa da franquia ganharão edições restauradas em 4K. As obras selecionadas são: Gamera – O Monstro Invencível (大怪獣ガメラ, 1965), Gamera vs. Barugon (大怪獣決闘 ガメラ対バルゴン, 1966) e Gamera vs. Gyaos (大怪獣空中戦 ガメラ対ギャオス, 1967). A restauração digital conta com a supervisão do diretor Shinji Higuchi, responsável pelos efeitos especiais da consagrada trilogia Heisei de Gamera, e de Shunichi Ogura, especialista em correção de cor e restaurador de filmes clássicos.
Lançado originalmente pela Daiei em 1965, Gamera conquistou gerações de fãs ao longo das eras Showa (1926-1989), Heisei (1989-2019) e Reiwa (Atual). Com oito filmes lançados entre os anos 1960 e 1980, três filmes na década de 1990, uma produção em 2006 e uma série animada na Netflix em 2023, Gamera – O Renascimento (GAMERA -Rebirth-), o monstro em forma de tartaruga voadora tornou-se um símbolo da cultura pop japonesa.



O projeto de remasterização faz parte das comemorações do Projeto 60 Anos de Gamera, que promove eventos e lançamentos ao longo de 2025. Um trailer comemorativo especial também foi lançado, reunindo cenas de toda a trajetória da criatura — desde seus combates em miniaturas práticas até os visuais modernos em animação.
A restauração foi feita a partir dos negativos originais, revelando detalhes visuais que antes estavam escondidos por limitações técnicas da época. Segundo Higuchi, “foi como reviver as dificuldades e genialidades dos mestres da era Showa”, destacando, por exemplo, o uso extensivo de composições com dupla exposição feitas sem auxílio de impressoras ópticas.


Shunichi Ogura também expressou sua surpresa e entusiasmo ao participar do projeto: “Jamais imaginei, quando assisti aos filmes da Showa Gamera no cinema quando criança, que um dia estaria envolvido em sua restauração em 4K.” Ele ressalta que a nova versão revela nuances de luz e sombra que não eram perceptíveis nas cópias de cinema da época.
Com lançamento previsto dentro da programação do Festival Showa Gamera, a nova versão promete emocionar antigos fãs e conquistar uma nova geração com o brilho renovado dos filmes que marcaram a história do kaiju eiga (filmes de monstros gigantes) japonês.
Fonte: Oricon
Confira nossas resenhas em formato podcast dos 2 primeiros filmes da Gamera:
Você precisa fazer login para comentar.