Hiroshi Butsuda, presidente da Tokusatsu Kenkyujo, empresa fundada por Nobuo Yajima e responsável por efeitos especiais em produções da Toei, e diretor de efeitos especiais de No. 1 Sentai Gozyuger (ナンバーワン戦隊ゴジュウジャー), produção que está atualmente no ar e comemora os 50 anos da franquia Super Sentai, concedeu uma entrevista ao site japonês Animate Times. Ele comentou sobre o início de sua carreira e momentos que considerou marcantes ao longo dos seus anos de trabalho na Toei Company. Ele atua na vanguarda da indústria há mais de 35 anos e, atualmente, alia o uso de miniaturas com computação gráfica.
Butsuda fez sua estreia como diretor de efeitos especiais como responsável pelas batalhas de mechas em Chikyu Sentai Fiveman (地球戦隊ファイブマン, 1990). “No começo, filmávamos cenas dos mechas saindo da base antes de se combinarem, batalhas aéreas e cenas de transformação e combinação (gattai)”, relembra o diretor. “Por exemplo, em Fiveman, a cena em que o Five Robo anda em cima do Star Carrier foi filmada usando miniaturas. Na época, não havia computação gráfica e todas as cenas de transformação eram filmadas com miniaturas. Então, nosso limite era o número de dias de filmagem”, comenta Butsuda.

Em 1991, em Chojin Sentai Jetman (鳥人戦隊ジェットマン), o diretor relembra que, para a cena que está na abertura, repetida em vários episódios, dos jatos dos heróis passando por um prédio espelhado, fizeram cada miniatura do tamanho de uma mão. Butsuda sente que alguns padrões começaram a mudar em Kyoryu Sentai Zyuranger (恐竜戦隊ジュウレンジャー , 1992). “Quando eu estava trabalhando em Zyuranger, naturalmente nunca pensei que faria Power Rangers. Entretanto, a partir dessa época, os combates aéreos com naves inimigas começaram a diminuir. Lembro-me de ter tido dificuldade em definir o papel das ‘feras guardiãs’ nesse sentido. A miniatura do Castelo de Bandora na Lua também era complexa e interessante”, explica o diretor.
Butsuda também recorda a icônica cena de abertura de Gosei Sentai Dairanger (五星戦隊ダイレンジャー, 1993), com o Ryu Sei Oh no pôr do sol. “É raro que um mecha de Sentai seja um dragão. Mechas animais começaram a aparecer com Choju Sentai Liveman (1988), e usamos esse conhecimento para criar Zyuranger. Porém, um dragão, foi definitivamente a primeira vez. O responsável da Bandai na época me perguntou muitas vezes: ‘Existe a possibilidade de o brinquedo do dragão ser usado nas filmagens?’ À medida que continuamos nossas discussões, chegamos à conclusão de que, embora devesse ser mais parecido com um brinquedo, não haveria problema em ter mais articulações do que um brinquedo“, relembra o diretor. A equipe criou a iluminação do pôr do sol no estúdio e trabalhou junta para mover o dragão usando uma grande quantidade de cordas de piano.



O diretor também cita que em Uchu Sentai Kyuranger (宇宙戦隊キュウレンジャー , 2017) foi feita uma cena em que um mecha em forma de dragão chamado Ryu Voyager emerge da Lua, mas sente que não conseguiu superar o que foi feito em 1993. Butsuda também foi o responsável pela criação do Takonpas, o caça do Império Baranoia em Choriki Sentai Ohranger (超力戦隊オーレンジャー, 1995). Outra cena histórica também teve as mãos dele: o golpe final do RV Robo de Gekisou Sentai Carranger (激走戦隊カーレンジャー, 1996). “Pedimos à Rainbow para criar um RV Robo em escala reduzida. Há uma haste interna para que ele possa ser posicionado e na cena em que estendemos uma das pernas após o golpe final, filmamos com uma lente grande angular”, ele conta.
O diretor também rasga elogios ao suitactor Hideaki Kusaka, que vestiu a roupa dos robôs de sentai desde o Daidenzin em 1980, até o LupinKaiser e o PatKaiser em 2019. Ele considera Kusaka uma pessoa muito gentil e um homem muito cavalheiro, que tem uma ótima estrutura e o peso que se espera de um robô de sentai. Butsuda também revela que tem um apego pessoal a Kyukyu Sentai GoGoFive (救急戦隊ゴーゴーファイブ, 1999). “O primeiro episódio foi só efeitos especiais, e assisti-lo novamente me faz achar que foi um pouco excessivo. A visão de mundo era semelhante à de Thunderbirds, que eu adorava quando criança, e correspondia ao conhecimento que eu havia acumulado até então. A filmagem foi difícil, mas divertida”, contou.



“Recentemente, o mundo cibernético de Avataro Sentai Donbrothers não pôde ser criado em um set, então tivemos que combiná-lo com CG. Foi inspirador saber que se pode fazer coisas que não conseguíamos fazer antes”, comentou o diretor. Em relação a Ohsama Sentai King-Ohger (王様戦隊キングオージャー, 2023), Butsuda diz que como a história se passava em vários países diferentes ao mesmo tempo, foi tudo filmado em estúdio. Porém, as cenas com explosões espetaculares exigem o uso de pólvora e precisaram ser feitas em um cenário aberto.
“Embora agora tenhamos uma grande variedade de expressões visuais, como os animes japoneses e filmes estadunidenses como Transformers e Círculo de Fogo, acho que há um tipo de ‘robô’ que é exclusivo dos Super Sentai. Pessoalmente, gosto do fato de ser semelhante a um humano. Os suitactors da JAE (Japan Action Enterprise) encenam as cenas e, quando são atingidos, agem como se dissessem: ‘Ai, isso dói’. Os robôs de Super Sentai são capazes de mostrar efetivamente esse tipo de coisa dentro do drama. É um aspecto que nos diferencia de outros animes e filmes, e é divertido fazer isso porque podemos experimentar muitas coisas diferentes. Essa é a verdadeira diversão do Super Sentai”, finalizou Hiroshi Butsuda.
Fonte: Animate Times