Artigos, Entrevista

Exclusivo: Entrevista com Konomi Mashita, a Ayumi de ‘Jiban’

Publicidade

Konomi Mashita (47) é fotógrafa, atriz e ex-atriz mirim japonesa, nascida em 27 de abril de 1978, em Tóquio. Ficou conhecida do público tokusatsu por interpretar Ayumi Tamura/Igarashi na série Kidou Keiji Jiban (機動刑事ジバン, 1989), exibida no Brasil como Jiban – O Policial de Aço.

Ainda criança, participou de diversos comerciais, entre eles os dos jogos The Legend of Zelda: The Hyrule Fantasy e Super Mario Bros. 2 para o Famicom Disk System, o acessório de disquete do Famicom, lançados em 1987 no Japão.

Na trama de Jiban, Ayumi é a neta do Dr. Igarashi e tem papel fundamental na criação do herói Jiban. Ao longo da série, passa por diversos sofrimentos: perde a memória após um acidente, vive por um tempo como Midori Hayakawa e acaba sendo sequestrada por Biolon. Seu reencontro com o irmão Naoto, o próprio Jiban, acontece apenas no episódio final.

Após encerrar sua carreira como atriz mirim nos anos 1990, Konomi se afastou para se dedicar aos estudos, retornando à vida artística em 2004 como atriz e fotógrafa.

Ela também é autora do livro Quero ser mãe… — Superando o parto de alto risco / Diário do ovo — Registro de uma pequena vida (ママになりたい… 〜ハイリスク出産を越えて〜 / たまご日記 〜ちいさな命の記録〜), relançado em 2013 com acréscimos e adaptado para drama pela NHK, com o nome Quero Ser Mãe… (ママになりたい…).

Por meio do Facebook, Konomi Mashita respondeu com muita simpatia a algumas perguntas exclusivas do Tokusatsu.com.br.

Você começou sua carreira artística bem cedo, não é mesmo? Como foi o processo de sair de “Toshiba Sunday Theater: Honoo no Omelette” (東芝日曜劇場 炎のオムレツ, 1984) para participar de Jiban? E como foi selecionada para a série?

Konomi: Comecei a trabalhar como modelo infantil aos dois anos e meio.
Aos cinco, participei de um comercial de arroz chamado Ganbare Gen-san, que me trouxe reconhecimento. A partir daí, apareci em diversos dramas e programas de variedades — nessa época, também participei do drama Honoo no Omelette.
Por causa dessas atividades em várias áreas, recebi o convite para participar de Kidou Keiji Jiban. Não houve nenhum processo de audição específico.

Há algum episódio de Jiban que tenha sido particularmente marcante para você? No Brasil, o episódio 34, “Confronto Final! Jiban Morre”, é especialmente lembrado.

Konomi: Não lembro exatamente de qual episódio se trata, mas me marcou muito a cena em que Naoto Tamura é transformado em Jiban pelo meu avô, o Dr. Igarashi.
As filmagens da cena em que Naoto é atingido pela chuva e morre foram muito difíceis. Junto com o ator que interpretava Naoto (Hiroshi Tokoro), ficamos encharcados — estava muito frio e foi realmente desafiador.
Depois, o banho quente preparado pela equipe foi uma sensação maravilhosa!

Atualmente, você assiste a algum trabalho de tokusatsu? E gostaria de participar novamente de alguma produção do gênero?

Konomi: Hoje, minha filha já é grande, então não assisto mais a produções do gênero.
Quando eu era criança, adorava Denshi Sentai Denjiman (電子戦隊デンジマン, 1980) e Taiyou Sentai Sun Vulcan (太陽戦隊サンバルカン, 1981).
Naquela época, quando tinha 3 ou 4 anos e ia ao jardim de infância, brincava de Denjiman e Sun Vulcan com meus amigos.
Se algum dia surgir uma oferta para um novo drama tokusatsu, eu adoraria participar — se for adequado para mim.

Já pensou em escrever um livro sobre suas experiências em Jiban?Konomi:

Nunca pensei em escrever um livro sobre minha experiência em Jiban, mas achei a ideia interessante.
Se surgir a oportunidade, gostaria de tentar.

Por fim, poderia deixar uma mensagem para os fãs brasileiros? Aqui, estamos ansiosos para ter a oportunidade de encontrá-la em algum evento.

Konomi: Fico muito emocionada ao saber que Jiban é tão amado no Brasil, que está do outro lado do mundo em relação ao Japão.
Sinto muita gratidão!
Nunca participei de eventos no Brasil, mas espero poder visitar o país algum dia e conhecer pessoalmente os fãs de Jiban! Estou ansiosa por esse dia.
Além disso, sempre adorei a música brasileira, especialmente a bossa nova.
Desejo muito visitar o Brasil e vivenciar a bossa nova em seu país de origem.

Atualmente, Konomi Mashita atualiza frequentemente seu Instagram. Em uma de suas últimas postagens, publicou um vídeo intitulado O Milagre de 35 Anos — O reencontro entre irmão e irmã, em que recria a cena de seu reencontro com Naoto Tamura, interpretado por Hiroshi Tokoro.

Compartilhe
Publicidade

Mais artigos

Toei já vinha dando pistas sobre o fim de ‘Super Sentai’

Katverso: Por que ‘Super Sentai’ não vai acabar e o que isso ensina sobre as franquias de tokusatsu

Review: ‘Ultraman Omega’ combina ação e estratégia no excelente episódio 16

Coluna Relâmpago: Será mesmo o fim de Super Sentai?

Review: Episódio 4 de ‘Tojima Wants to Be a Kamen Rider’ apresenta o V3 e intensifica o confronto com a Shocker

Review: ‘Kamen Rider Zeztz’ explora personagens e inicia uma nova trama intrigante no episódio 8