Notícias

Falece Saki Hijiri, referência de ficção científica e tokusatsu no Japão

Publicidade

Foi confirmado, por meio de redes sociais, o falecimento de Saki Hijiri (聖咲奇), escritor, editor e uma das figuras mais influentes da cultura pop japonesa nos gêneros de ficção científica, tokusatsu e cinema de horror. Ele lutava contra o câncer há cerca de três anos. Saki Hijiri faleceu no dia 1º de agosto de 2025, aos 73 anos, poucos dias após comemorar seu aniversário em 29 de julho. O funeral foi realizado em cerimônia reservada aos familiares mais próximos.

Nascido em 1952, na província de Kyoto, Hijiri iniciou sua carreira ainda jovem, após se mudar para Tóquio, onde trabalhou com trilhas musicais para teatro. Foi editor de fanzines especializados em filmes de terror e ficção científica, além de integrar grupos pioneiros no estudo do gênero kaiju (怪獣).

Na virada dos anos 1970 para os 1980, consolidou-se como uma referência ao atuar como editor e roteirista em diversas mídias. Participou do planejamento das séries da Toei: Spider-Man (スパイダーマン, 1978) e Battle Fever J (バトルフィーバーJ, 1979), além de escrever roteiros para a animação Akuu Daisakusen Srungle (亜空大作戦スラングル, 1983). Foi o primeiro editor-chefe da revista Uchuusen (Nave Espacial), da editora Asahi Sonorama, um marco fundamental na divulgação das culturas do tokusatsu, anime e ficção científica, atuando na revista por quase duas décadas.

Trabalhou também como roteirista e editor ligado à revista Televi-kun, por meio da recomendação de Hisashi Yasui, que era editor-chefe da publicação na época.

Fontes: Perfis do X e https://ameblo.jp/gara999/entry-12921107222.html

Compartilhe
Publicidade

Mais artigos

Dublagem em inglês de ‘Ultraman 4K Discovery’ tem elenco revelado

Toei lança site ‘Sentai Friends’ em homenagem aos 50 anos da franquia

Ultraman Card Game celebra 1º aniversário com torneio “Mestre e Discípulo”

Tokyo Comic Con 2025 confirma shows com grandes nomes das músicas de tokusatsu

Takeshi Nadagi relembra ‘Kamen Rider W’ com foto da Prefeitura de Tóquio

Mostra de SP leva clássicos asiáticos ao Sato Cinema