Em um evento especial realizado no Tsuruoka Machinaka Kinema, na cidade de Tsuruoka no Japão, Takashi Honda (81), filho do lendário diretor Ishiro Honda, compartilhou memórias sobre o pai, cuja obra moldou para sempre o cinema de ficção científica e o gênero kaiju no Japão. A palestra integrou a celebração da exibição de Godzilla (ゴジラ, 1954), que completou 70 anos recentemente.
Ishiro Honda (本多 猪四郎) é reconhecido como um dos nomes mais importantes da Toho (e do cinema japonês). Além de dirigir o primeiro Godzilla, ele assinou diversos títulos que se tornaram pilares do cinema kaiju (que também faz parte do gênero tokusatsu). Entre suas obras mais notáveis estão:
- Godzilla (ゴジラ, 1954)
- Rodan (空の大怪獣ラドン, 1956)
- The Mysterians (地球防衛軍, 1957)
- King Kong vs. Godzilla (キングコング対ゴジラ, 1962)
- Mothra vs. Godzilla (モスラ対ゴジラ, 1964)
- Matango (マタンゴ, 1963)
- All Monsters Attack (ゴジラ・ミニラ・ガバラ オール怪獣大進撃, 1969)
Honda também foi parceiro constante do mestre dos efeitos especiais Eiji Tsuburaya, colaborando juntos em praticamente todos os filmes de monstros da Toho até a morte de Tsuburaya, em 1970. Takashi lembrou que seu pai tinha profundo interesse por ciência e história, elementos que influenciaram diretamente a criação de Godzilla.
O bate-papo ainda mencionou Haruo Nakajima (1929–2017), o ator de Sakata que deu vida ao monstro interpretando o primeiro Godzilla com traje em cena.
O evento reuniu cerca de 80 pessoas. As exibições do clássico seguem até o dia 14. Já o documentário Ishiro Honda — A Memoir of a Film Director (2024), que seria exibido em conjunto, segue sem previsão de estreia no local.
Fonte: Yahoo Japan
