Super Sentai

As séries Super Sentai (スーパー戦隊シリーズ) são uma franquia japonesa pertencente à Toei Company, criada em 1975. A premissa básica das séries gira em torno de um grupo — geralmente com cinco heróis — que adquire poderes especiais, veste uniformes coloridos (cada um com uma cor distinta) e utiliza um arsenal que inclui mechas e robôs gigantes para combater ameaças alienígenas ou oriundas da própria Terra.
A primeira série, Himitsu Sentai Gorenger (秘密戦隊ゴレンジャ, 1975-1977), inicialmente foi pensada como uma produção com cinco Kamen Riders. No entanto, devido à queda de popularidade da franquia Kamen Rider na época, um novo conceito foi desenvolvido. As duas primeiras séries, criadas por Shotaro Ishinomori, ainda não contavam com robôs gigantes — elemento que só seria introduzido a partir da terceira produção, Battle Fever J (バトルフィーバーJ ,1979), influenciada pelo sucesso dos robôs gigantes nos animes. Essa série foi fruto de uma parceria entre a Toei e a Marvel, colaboração que continuaria nas duas séries seguintes.
O sucesso da franquia foi tão grande que, em 1993, ela foi adaptada para o público americano por Haim Saban, dando origem à série Power Rangers.
Super Sentai continua em produção até hoje, com uma nova série lançada a cada ano.
A franquia também faz parte do chamado Henshin Boom, que tomou força nos anos 1970 após o sucesso de Kamen Rider (仮面ライダー) em 1971. A palavra henshin (変身), usada durante as transformações dos heróis, significa “transformação”, e boom é uma onomatopeia que remete a uma explosão de popularidade. Gorenger marcou um novo capítulo nesse movimento, popularizando o formato de super equipes.
Todos os direitos pertencem à Toei Company.
























