Entre os dias 8 e 10 de agosto de 2025, a Universidade São Judas, no bairro da Mooca, em São Paulo, foi palco da 4ª edição do Kenko Festival, evento que celebra a cultura geek, nerd e otaku. Com uma programação diversificada, o festival atraiu cosplayers, fãs de animes e games.
Um dos destaques para os fãs de tokusatsu e Os Cavaleiros do Zodíaco foi a exibição do fan film O Dragão de Rozan, produzido pela Raciocinando Filmes em parceria com a Action Kung Fu. A produção teve direito a uma palestra na sexta-feira, dia 8, com o produtor e diretor Nando Rodrigues e parte do elenco, abordando toda a realização da obra. No domingo, dia 10, o público pôde conferir o curta-metragem que celebra os 30 anos da estreia do anime no Brasil e traz uma história original focada no cavaleiro de bronze Shiryu de Dragão e seu mestre.


O evento também contou com cosplayers e uma sala temática liderada por Adriel de Almeida, dublê que interpretou o herói Jaspion transformado no Circo Show Tokyo Space nos anos 80 e 90, e que também se apresentou no palco cantando versões em português de músicas da trilha da série. O espaço teve ainda a exposição Armamento Tokusatsu, organizada por Felipe Pina do canal Somos Tokufans, apresentando diversos itens colecionáveis de séries da Toei e Tsuburaya, além de transmissões ao vivo pelo canal Taverna do Sovika.






A presença do tokusatsu no festival reforçou sua relevância dentro da cultura pop japonesa, unindo gerações que cresceram com séries clássicas e novos fãs que estão descobrindo esse universo.
Você precisa fazer login para comentar.