O dublador José Santana Gomes, conhecido por dar voz a Chuck Norris, Danny Glover e diversos personagens de Os Simpsons, faleceu no domingo (7 de setembro), no Rio de Janeiro, aos 83 anos. A causa da morte não foi divulgada, mas a família confirmou a notícia. Nas redes sociais, fãs e perfis dedicados à dublagem prestaram homenagens ao artista, lembrando sua vasta contribuição para o entretenimento brasileiro.
Nascido no Rio de Janeiro em 26 de novembro de 1941, Santana iniciou sua carreira no rádio aos 15 anos, na Rádio Agulhas Negras, em Resende (RJ), atuando como locutor esportivo, rádio-ator e locutor de corrida de cavalos. Passou ainda pelas rádios Relógio, Eldorado, Guanabara e, no final da década de 1960, pela Rádio Nacional. Paralelamente, consolidou sua experiência na TV Tupi do Rio de Janeiro, no início dos anos 1970.
A entrada na dublagem ocorreu em 1972, quando foi convidado pelo diretor Milton Rangel e pelo diretor da Rádio Nacional, Cauê Filho. Em 1976, assumiu a direção de dublagem na Herbert Richers, mais tarde na Telecine, função que exerceu até o início dos anos 2000, mantendo ainda trabalhos em estúdios como Audio Corp, Audio News, Drei Marc e Som de Vera Cruz.


Sua versatilidade permitiu que emprestasse voz a personagens icônicos como Logan Roy (Brian Cox) em Succession, Willie Tanner em ALF O ETeimoso, Doc em Todo Mundo Odeia o Chris e Tio Machete (Danny Trejo) na franquia Pequenos Espiões. Também se destacou em animações, dublando personagens como Starscream em Transformers G1, Duke em Comandos em Ação – G.I. Joe, Shere Khan em Mogli – O Menino Lobo, além do Coringa em Batman do Futuro e o diretor Seymour Skinner em Os Simpsons.
No universo tokusatsu, José Santana marcou presença como narrador de Bicrossers (兄弟拳バイクロッサー, 1985) e foi a voz de Grimlord na primeira dublagem brasileira de VR Troopers (1994), adaptação americana de séries franquia Metal Hero.
Além de filmes, séries e animações, Santana também trabalhou em novelas mexicanas e videogames, deixando sua marca em produções como Halo 3 e Halo 5. Sua voz ainda imortalizou a famosa frase de Superamigos: “Enquanto isso, na Sala de Justiça…”, eternizando sua contribuição à memória afetiva de várias gerações.
Fonte: Cinemáticos
Você precisa fazer login para comentar.