Notícias

Morre Kunio Fujii, roteirista e escritor de tokusatsu e dramaturgia

Publicidade

O universo da dramaturgia e do tokusatsu perdeu um de seus nomes mais importantes. O escritor e roteirista Kunio Fujii (藤井邦夫) faleceu no dia 12 de outubro, aos 78 anos, vítima de insuficiência cardíaca. O funeral foi realizado em cerimônia restrita, apenas com a presença de familiares, sendo conduzido por sua esposa, Kei.

Kunio Fujii construiu uma carreira notável, marcada tanto pela excelência na literatura quanto pela vasta contribuição para a televisão, especialmente no gênero que conquistou milhões de fãs ao redor do mundo.

Na literatura, Fujii foi um autor reconhecido, tendo recebido o Prêmio da Associação Japonesa de Autores de Ficção Histórica na categoria de séries exclusivas para livros de bolso, graças aos seus aclamados ciclos Shin Akiyama Kyuzo Goyohikae (新・秋山久蔵御用控) e Shin Shiranu ga Hanbei Tebikaecho (新・知らぬが半兵衛手控帖). Ele também atuou em dramas históricos clássicos da televisão japonesa, como Mito Komon (水戸黄門).

A influência de Kunio Fujii é inegável no tokusatsu. Ele deixou sua marca em algumas das produções mais relevantes das décadas de 1980 e 1990, colaborando com roteiros para diversas séries que se tornaram queridas no Brasil.

Entre seus principais trabalhos destacam-se:

  • Super Sentai: Ele escreveu episódios para clássicos como Chodenshi Bioman (超電子バイオマン, 1984), Esquadrão Relâmpago Changeman (電撃戦隊チェンジマン, 1985), Comando Estelar Flashman (, 超新星フラッシュマン1986), Defensores da Luz Maskman (光戦隊マスクマン, 1987), Choju Sentai Liveman (超獣戦隊ライブマン,, 1988), Kosoku Sentai Turboranger (高速戦隊ターボレンジャー, 1989), Chikyu Sentai Fiveman (地球戦隊ファイブマン, 1990), Chojin Sentai Jetman (鳥人戦隊ジェットマン1991), Gosei Sentai Dairanger (,戦隊ダイレンジャー,1993) e Ninja Sentai Kakuranger (忍者戦隊カクレンジャー, 1994).
  • Metal Heroes: Sua colaboração se estendeu a produções icônicas como Metalder, o Homem Máquina (超人機メタルダー, 1987), Jiraiya: O Incrível Ninja (世界忍者戦ジライヤ, 1988), Jiban, o Policial de Aço (機動刑事ジバン, 1989) e Esquadrão Especial Winspector (特警ウインスペクター, 1990).
  • Outras Séries: Ele ainda contribuiu para Moero!! Robocon (燃えろ!!ロボコン, 1999).

A morte de Kunio Fujii representa uma grande perda para a indústria criativa japonesa, mas seu legado permanecerá vivo nas páginas de seus livros e nos episódios inesquecíveis que ajudou a criar para o imaginário do tokusatsu mundial.

Fonte: Yahoo Japan

Compartilhe
Publicidade

Mais artigos

Toei registra nova marca: ‘PROJECT R.E.D.’

Atores de ‘Cybercop’ se reúnem no Japão

G-SHOCK e ‘Kamen Rider Kuuga’ celebram 25 anos com Edição Especial

TV Asahi anuncia o fim da franquia ‘Super Sentai’

Shinobu Nakayama e o diretor Shusuke Kaneko reforçam apelo por um ‘Gamera’ da era Reiwa

De ‘Black’ a ‘Zeztz’: CCXP 2025 confirma painel que celebra as eras de ‘Kamen Rider’ no Brasil.