Notícias

Morre o compositor Ciro Carvalho, responsável pelas versões brasileiras das músicas de ‘Spielvan’

Publicidade

Faleceu aos 73 anos o compositor e arranjador Ciro Carvalho Ribeiro de Araújo, conhecido artisticamente como Ciro Carvalho, responsável por algumas das versões brasileiras mais icônicas de temas de heróis japoneses exibidos na extinta TV Manchete.

A notícia foi compartilhada pelo cantor Diogo Miyahara em suas redes sociais nesta sexta-feira (19), com uma homenagem emocionante:

“Hoje, partiu mais um entusiasta da música brasileira aos 73 anos. Compositor, arranjador, o lendário Ciro Carvalho Ribeiro de Araújo, conhecido como Ciro Carvalho, escreveu a letra na versão brasileira da música de O Fantástico Jaspion e outras versões no disco LP. Adeus, ‘Gigante Guerreiro’.”

Ciro foi responsável pela adaptação dos álbuns de tokusatsu Jaspion 2 (Spielvan) (1990), Flashman (1990) e Black Kamen Rider (Blackman) (1992).

Seu trabalho ajudou a popularizar os heróis japoneses no Brasil, traduzindo não apenas letras, mas o espírito e a emoção das canções originais para o público brasileiro.

Em 2022, Ciro participou do evento Jaspion para Sempre, que celebrou os 34 anos da estreia de O Fantástico Jaspion na TV Manchete. O evento foi organizada por Adriel de Almeida, dublê do herói no Circo Show Tokyo Space, apresentado no início dos anos 1990 no Brasil.

A causa da morte de Ciro Carvalho não foi divulgada, mas seu legado segue vivo nas vozes e memórias de todos que cresceram ao som dos heróis japoneses.

O Tokusatsu.com.br presta suas condolências à família, amigos e fãs.

Compartilhe
Publicidade

Mais artigos

‘Ryukendo’ volta à TV brasileira em 2026 na TV Cultura

‘NINJA WARS – BLACKFOX VS SHOGUN’S NINJA’ é anunciado no Tokyo Comic-Con 2025

‘Kaiju Tengoku’, novo filme de Minoru Kawasaki estreia em janeiro com Tomoya Warabino

Shouma Kai celebra 10 anos de carreira com show especial em Tóquio

Novo teaser de ‘Project R.E.D.’ revela novas imagens

‘Ultraman’ realiza evento inédito na Coreia do Sul durante o AGF 2025