Notícias

Morre o compositor Ciro Carvalho, responsável pelas versões brasileiras das músicas de ‘Spielvan’

Publicidade

Faleceu aos 73 anos o compositor e arranjador Ciro Carvalho Ribeiro de Araújo, conhecido artisticamente como Ciro Carvalho, responsável por algumas das versões brasileiras mais icônicas de temas de heróis japoneses exibidos na extinta TV Manchete.

A notícia foi compartilhada pelo cantor Diogo Miyahara em suas redes sociais nesta sexta-feira (19), com uma homenagem emocionante:

“Hoje, partiu mais um entusiasta da música brasileira aos 73 anos. Compositor, arranjador, o lendário Ciro Carvalho Ribeiro de Araújo, conhecido como Ciro Carvalho, escreveu a letra na versão brasileira da música de O Fantástico Jaspion e outras versões no disco LP. Adeus, ‘Gigante Guerreiro’.”

Ciro foi responsável pela adaptação dos álbuns de tokusatsu Jaspion 2 (Spielvan) (1990), Flashman (1990) e Black Kamen Rider (Blackman) (1992).

Seu trabalho ajudou a popularizar os heróis japoneses no Brasil, traduzindo não apenas letras, mas o espírito e a emoção das canções originais para o público brasileiro.

Em 2022, Ciro participou do evento Jaspion para Sempre, que celebrou os 34 anos da estreia de O Fantástico Jaspion na TV Manchete. O evento foi organizada por Adriel de Almeida, dublê do herói no Circo Show Tokyo Space, apresentado no início dos anos 1990 no Brasil.

A causa da morte de Ciro Carvalho não foi divulgada, mas seu legado segue vivo nas vozes e memórias de todos que cresceram ao som dos heróis japoneses.

O Tokusatsu.com.br presta suas condolências à família, amigos e fãs.

Compartilhe
Publicidade

Mais artigos

Atriz de ‘Gozyuger’ deixa a série após polêmica

Nova série de ‘GARO’ estreia em janeiro de 2026

‘Gamera: A Guardiã do Universo’ terá rara exibição em Londres

Mais detalhes sobre o ‘Chouseishin Festival 2025’, evento que celebra os 20 anos Sazer-X

Rumor: Hirakawa Yuzuki pode interpretar a nova ‘Kamen Rider’ em ‘Kamen Rider Zeztz’

Brasileiros descobrem nomes curiosos no novo site do IBGE: ‘Jaspion’, ‘Gavan’ e até ‘Rider’