Ishiro Honda

本多 猪四郎

Ishirō Honda (本多 猪四郎, 7 de maio de 1911 – 28 de fevereiro de 1993) foi um cineasta japonês que dirigiu 46 filmes ao longo de cinco décadas. É reconhecido como o diretor japonês de maior sucesso internacional antes de Hayao Miyazaki e um dos fundadores do cinema moderno de desastres, com grande influência na indústria cinematográfica mundial.

Embora tenha dirigido dramas, filmes de guerra, documentários e comédias, Honda é mais lembrado por co-criar o gênero kaiju ao lado do diretor de efeitos especiais Eiji Tsuburaya.

Ingressou na indústria cinematográfica em 1934 como assistente de direção e estreou como diretor em 1949 com o documentário Ise-Shima. Seu primeiro longa, The Blue Pearl (1952), foi elogiado pela crítica e abriu caminho para novos projetos.

Em 1954, dirigiu e coescreveu Godzilla, sucesso de bilheteria e indicado a dois prêmios da Associação de Cinema do Japão. O filme originou a franquia mais longa da história do cinema, segundo o Guinness World Records, consolidando os gênero kaiju e consequentemente o tokusatsu (que o engloba) e tornando Honda conhecido mundialmente.

Após seu oitavo e último filme de Godzilla em 1975, aposentou-se. No entanto, o amigo e colega Akira Kurosawa o convenceu a retornar no final dos anos 1970, tornando-se assistente e colaborador nos últimos cinco filmes do renomado diretor.