Nobuo Yajima

矢島信男

Nobuo Yajima (1928–2019) foi um dos pioneiros dos efeitos especiais no Japão e fundador da Tokusatsu Kenkyujo. Filho de um funcionário da Shochiku, cresceu nos estúdios de cinema e iniciou no setor de Efeitos Especiais sob Keiji Kawakami, trabalhando em filmes como Kimi no Na wa (1953), ao lado de Eiji Tsuburaya, e Typhon sur Nagasaki, em parceria com o francês Yves Ciampi. Atuou ainda em Maboroshi Tantei e entrou para a Toei, onde criou cenários grandiosos em produções como Koudo 7000 Meetoru Kyoufu no Yojikan (1959). Sua carreira foi marcada por experimentações e pelo trabalho com futuros mestres como Tohru Narita.

Em 1965 fundou a Tokusatsu Kenkyujo, que estreou com Spycatcher J e ganhou destaque em séries como Robô Gigante e Captain Ultra, onde realizou a primeira combinação de veículos no tokusatsu. Colaborou com a P-Productions e a Tsuburaya Productions, em títulos como Ultraman Taro e Ultraman Leo, mas foi na Toei que consolidou seu nome, estando por trás de diversas produções. Mestre em transmitir energia e movimento em cada cena, Yajima deixou o comando da empresa para seu discípulo Hiroshi Butsuda, mantendo vivo o legado artesanal do tokusatsu. Se Eiji Tsuburaya foi o “Deus” dos efeitos especiais, Yajima foi o “Homem” que os expandiu.

Tokusatsu Kenkyujo (特撮研究所, Tokusatsu Kenkyūjō) é uma empresa japonesa de efeitos especiais que atende principalmente as produções da Toei Company.

Nenhuma produção relacionada
Publicidade

Conteúdos sobre Nobuo Yajima