Artigos

O western e o chapéu de cowboy no tokusatsu

Publicidade

Dia 15 de janeiro se comemora o dia do chapéu de cowboy. Criado pelos mongóis no século XII, o acessório para se proteger do sol foi adotado pelos vaqueiros no século XIII. John B. Steston foi quem criou o chapéu de cowboy que conhecemos hoje. Claro que, no decorrer dos anos, houve várias modificações e o adereço se tornou importante para a cultura graças ao cinema norte-americano.

Os filmes de cowboy, especialmente os clássicos dewestern (em português chamamos de velho oeste ou faroeste, que seria uma leitura para “far west” ou extremo oeste na tradução) americanos, tiveram uma grande influência no Japão, tanto no cinema quanto na cultura popular. Essa relação foi além de uma simples admiração e se transformou em um diálogo criativo entre culturas.

Diretores como Akira Kurosawa foram diretamente influenciados pelos westerns americanos. Kurosawa, por exemplo, admirava o trabalho de cineastas como John Ford. Essa influência é visível em filmes como Yojimbo (1961) e Os Sete Samurais (1954) que, embora ambientados no Japão feudal, possuem estrutura e temas que lembram os westerns clássicos. Curiosamente, por exemplo, Yojimbo acabou inspirando o filme western italiano Por um Punhado de Dólares (1964), de Sergio Leone, criando uma troca cultural entre o Japão, Hollywood e a Europa.

Nos anos 1950 e 1960, os filmes de cowboy americanos faziam muito sucesso no Japão, pois retratavam temas universais como honra, justiça e a luta entre o bem e o mal. Esses valores ressoavam profundamente com o público japonês, especialmente no período pós-guerra, quando a sociedade japonesa buscava reconstruir sua identidade.

O cinema japonês também criou seu próprio tipo de western, que foi o chanbara (filmes de samurai). Esses filmes traziam heróis solitários, cenários vastos e conflitos morais que se assemelhavam ao espírito dos filmes de cowboy. Além disso, a estética do faroeste influenciou até mesmo o design e a narrativa de animes e mangas no Japão.

No mundo do gênero tokusatsu a influência de filmes de western não é diferente, como em episódios ne um cenário ao estilo velho oeste no The Western Village, situado na província de Tochigi, no Japão, que é um local fictício frequentemente utilizado para momentos “cowboy” de séries e, principalmente, no uso do adereço do chapéu, que vamos destacar no restante do texto.

Muitos atores o usaram para dar charme aos seus personagens. Foram vários no decorrer dos anos, tanto como um adereço permanente, quanto usado em apenas um episódio. Só o ator consagrado Hiroshi Miyauchi, que mais o usou em seus personagens, repetiu o mesmo modelo de chapéu diversas vezes.

Em Himitsu Sentai Gorenger (1975), o personagem Akira Shinmei/AoRenger (interpretado por Hiroshi Miyauchi) usa um chapéu de cowboy em quase todos episódios. No sentai seguinte, JAKQ Dengeki Tai (1977), Miyauchi estreia a partir do episódio 23 e vai até o final da série como Soukichi Banba, o Big One, usando um chapéu branco. No mesmo ano, ele volta como Ken Hayakawa em Kaiketsu Zubat (1977), usando desta vez um chapéu preto, repetindo o modelo no ano seguinte em Spiderman (1979) nos episódios 31 e 39 como o oficial da Narcóticos, Go Tachibana. Em Uchuu Keiji Gavan (1982), volta usar o mesmo modelo de chapéu de Zubat nos episódios 30 e 31, como Policial do Espaço Alan, que usa um traje todo preto com o chapéu antes de revelar quem realmente é. Miyauchi pendurou o chapéu após sua participação no filme Gaoranger vs Super Sentai (2001), repetindo o personagem Soukichi Banba/Big One de JAKQ.

Não só Hiroshi Miyauchi, mas outros atores também aderiram ao chapéu. Em 1979, em Battle Fever J, foi o personagem Jin Makoto/Battle Cossack, interpretado por Daisuke Ban, do episódio 33 até o final da série. Já em 1983, foi o ator Yuu Tokita, o Nango/Dyna Yellow em Kagaku Sentai Dynaman.

Seguindo com a franquia Super Sentai, temos mais alguns exemplos legais desta influencia.

Apenas no episódio 46 de Choudenshi Bioman (1984) o adereço foi usado, pela personagem Jun Yabuki, a segunda Yellow Four, vivida pela atriz Sumiko Tanaka. Aconteceu também no episódio 03 de Ninja Sentai Kakuranger (1994), com Jiraiya/Ninja Black. O estilo ninja americano de chapéu apareceu novamente em Shuriken Sentai Ninninger a partir do episódio 10, com o personagem Kinji Takigawa/Gold Ninger, vivido por Hideya Tawada.

E não parou por aí. Em algumas séries de super sentai tivemos episódios e filmes temáticos de faroeste, onde os personagens vestiram o traje de cowboy completo.

No episódio 08 de Denshi Sentai Denziman (1981), o monstro Firumular usa uma claquete e os cinco heróis entram em cena com três tipos de traje. Um deles é o traje de cowboy, onde eles dão um show de tiroteio, com a antiga Akarenga em Yokohama como cenário, onde ainda se via linhas e vagões fechados de trem.

No episódio 36 de Dai Sentai Goggle V (1982) também temos uma performance de tiros, onde o traje de vaqueira da Goggle Pink volta ser usado em mais duas séries.

No episódio 44 de Dengeki Sentai Changeman (1985), Mai/Change Phoenix entra em ação e dá um show se disfarçando de Sayaka/Change Mermaid, noiva, espanhola e índia, sendo descoberta como madre pelo vilão Super Giluke. Antes da transformação, os cinco Changeman dão um show espetacular de tiros e coreografias usando os trajes de cowboy. Interessante citar que a fantasia que Sayaka, usou é a mesma usado por Miki/Goggle Pink, em Goggle V. Tsuruhime, a Ninja White, também o usou este figurino no filme Chouriki Sentai Ohranger Ohre! vs Ninja Sentai Kakuranger (1995), ao lado de Sasuke/Ninja Red. O chefe conselheiro Naoyuki Miura de Chouriki Sentai Ohranger (1995), interpretado pela já citado Hiroshi Miyauchi, voltou a usar o chapéu preto, o mesmo que usou na série Zubat.

Ser “mergulhamos” mais profundamente no assunto, vamos encontrar influencia em outras franquias, produções, visuais de heróis transformados, etc. As influencias atualmente na cultura pop muitas são um grande mix de muitas influencias e até influencias de influencias.

Figurinos, cenários, personagens, um acessório icônico associado à cultura do Velho Oeste americano. Dentre tantas influencias, o chapéu de cowboy acaba sendo o maior símbolo de estilo, mistério, trabalho, identidade e liberdade desta influencia nas produções japonesas.

Temos episódios de nosso podcast dedicados para algumas séries citadas aqui, fica como sugestão após leitura deste texto.

Tokucast #29 – Jiraiya: O Incrível Ninja
Tokucast #33 – Esquadrão Relâmpago Changeman
Tokucast #45 – Gaoranger vs Super Sentai
Tokucast #55 – Kaiketsu Zubat
Tokucast #84 – JAKQ Dengekitai
Tokucast #93 – Spiderman, Supaidaman ou Miranha japonês
Tokucast #134 – Gigantes Guerreiros Goggle Five
Tokucast #143 – Ultraman Orb
Tokucast #212 – Denshi Sentai Denziman
Tokucast #232 – Ninja Sentai Kakuranger
Tokucast #242 – Himitsu Sentai Gorenger

Compartilhe
Publicidade

Mais artigos

Conexões entre o tokusatsu e o catolicismo

Chieko Maki: A Ruriko Midorikawa em ‘Kamen Rider’

Segunda edição da Tokuniverso traz novas seções e fala de ‘Jaspion’

Tokusatsu.com.br lança a revista digital Tokuniverso [ATUALIZADO]

‘Doutor Shinigami’: O Mestre da criação de kaijins em ‘Kamen Rider’

Daisuke Ban e o sucesso de ‘Kikaider’ no Havaí