Notícias

Produtor da Toei, Shinichiro Shirakura, faz reflexão sobre os 50 anos de Super Sentai

Publicidade

O passado e o futuro da franquia Super Sentai foram tema de uma entrevista que Shinichiro Shirakura, responsável pelo Departamento de Estratégia de Personagens da Toei Company, concedeu ao site japonês Cinema Today. Envolvido com a franquia desde 1991, ele falou sobre suas reflexões a cerca dos 50 anos de Super Sentai e suas perspectivas para o futuro.

Para o Sentai continuar, é preciso reformas estruturais mais drásticas”, diz diretor da Toei

Shirakura participou pela primeira vez de uma produção de tokusatsu da Toei, como assistente de produção, no episódio 30 de Chojin Sentai Jetman (鳥人戦隊ジェットマン, 1991). Coincidentemente, foi outra série Super Sentai que inspirou Shirakura a se tornar um produtor. “Foi quando eu estava no ensino médio. Peguei uma fita de vídeo para ver uma gravação de um anime e, por acaso, assisti ‘Battle Fever J’ (1979), que estava gravado na fita primeiro, e fiquei muito surpreso”, contou o produtor.

Ele ficou impressionado com o conteúdo e começou a assistir Denshi Sentai Denziman (電子戦隊デンジマン, 1980), série que estava sendo transmitida na época. A premissa de heróis em tamanho real enfrentando monstros, que por algum motivo ficam gigantes e são derrotados por um robô gigante pilotado pelo esquadrão colorido, empolgou Shirakura. “Você tem que ter alguns parafusos soltos na cabeça para fazer esse tipo de trabalho, eu pensei. Por isso, fiquei interessado em que tipo de empresa a Toei era, quem poderia fazer tal programa, e comecei a assistir a muitos dramas policiais, dramas de época e filmes produzidos pela Toei”, revelou.

Até então, Shirakura era apenas um fã de cinema comum e gostava mais de filmes clássicos e musicais da MGM, mas mergulhou de cabeça nas produções da Toei. Para ele, a adição de um robô gigante a partir de Battle Fever J (バトルフィーバーJ, 1979) foi um elemento surpreendente. Como assistente de produção em Jetman, sob a direção do produtor Takeyuki Suzuki, Shirakura teve a oportunidade de vivenciar o processo de criação artística.

Shirakura lembra que Jetman seguia os elementos básicos das séries anteriores, mas também foi engenhoso em sua tentativa de apresentar um drama de personagens, o que não havia sido tentado antes. “A equipe de produção estava claramente dividida entre veteranos que estavam envolvidos na série desde a Era Showa e uma geração mais jovem, incluindo o roteirista Toshiki Inoue e o diretor Keita Amemiya. No entanto, depois percebemos que esse tipo de barreira geracional era um mal-entendido da nossa parte“, afirmou.

Quando entrei para a empresa, eu já tinha me tornado um fanático pela Toei, então eu sabia que eles faziam um Sentai todo ano. Mas quando me tornei assistente de produção, no meio de Jetman, senti que as relações entre a equipe de produção eram diferentes do que eu tinha imaginado de fora. Quando eu era um estudante que não sabia nada, imaginava que diretores e roteiristas trabalhavam de forma independente enquanto superavam ‘obstáculos’, como patrocinadores e estações de TV, mas na realidade, esse não era o caso. Cada departamento da equipe desempenhava seu próprio papel, reunidos para completar um único trabalho, tornando-o um esforço coletivo.”

Kyoryu Sentai Zyuranger (恐竜戦隊ジュウレンジャ, 1992) foi uma resposta a ousadia dos jovens que produziram Jetman. “Se nos deixassem assumir o papel, acabariam com algo como Jetman. Então, os mais experientes voltaram para Zyuranger. No entanto, o veterano Noboru Sugimura, que era o roteirista principal, ficou do nosso lado. Não importava se éramos mais jovens ou mais velhos, queríamos criar algo completamente novo. Independentemente da idade ou geração, há pessoas por aí com talentos monstruosos que você nem consegue imaginar”, relembrou.

Hoje Shirakura conclui que trabalhar em Zyuranger mudou completamente sua maneira de pensar. Ele acredita que a série seguinte, Gosei Sentai Dairanger (五星戦隊ダイレンジャ, 1993), combinou as melhores partes de Jetman e Zyuranger. “O que tentamos foi juntar roteiristas e diretores e criar episódios para cada um dos heróis, com Ryo, Daigo, Shoji, Kazu e Rin como personagens principais. Fizemos experimentos para ver que tipo de combinações produziriam mais efeitos“, contou.

Já se passaram 50 anos desde a série original dos Super Sentai, Himitsu Sentai Gorenger (秘密戦隊ゴレンジャ, 1975). Embora a premissa básica de heróis coloridos usando o trabalho em equipe para lutar e proteger as pessoas do mal permaneça a mesma, várias inovações são feitas a cada ano. No entanto, Shirakura, que foi o produtor-chefe da série do 45º aniversário, Kikai Sentai Zenkaiger (機界戦隊ゼンカイジャ, 2021), tem uma forte convicção de que “se Super Sentai continuar no futuro, é preciso fazer reformas estruturais mais drásticas“.

Dizem que Kamen Rider tem uma abordagem inovadora, enquanto Super Sentai tem uma abordagem estável. Porém, acho que os produtores que fazem os trabalhos atuais ainda têm muito o que pensar. Em termos de heróis em tamanho real, o que eles estão fazendo não é diferente de Kamen Rider. Mas quando você pensa sobre qual é o elemento único de Super Sentai, eu acho que são os robôs gigantes. O híbrido de heróis em tamanho real e robôs gigantes é o que torna Super Sentai único, então eu quero que eles pensem sobre como torná-lo atraente, inclusive em termos de tecnologia visual”, comentou Shirakura.

Zenkaiger apresentou uma mudança de personagem sem precedentes, na qual um humano (Kaito Goshikida) se uniu a quatro Kikainoids (Juran, Gaon, Magine e Vroon). No entanto, o elemento heroico de “amizade e união”, que poderia ser chamado de “alma” dos Super Sentai, permaneceu. Depois disso, Avataro Sentai Donbrothers (暴太郎戦隊ドンブラザーズ, 2022) derrubou completamente a ideia convencional de Super Sentai e terminou com uma história emocionante. Em vez de criar um Super Sentai ortodoxo e antiquado, Shirakura planeja sempre enfrentar novos desafios e empreender “reformas estruturais” ousadas, ao mesmo tempo em que valoriza a “alma” que é única do Sentai.

Fonte: Cinema Today

Compartilhe
Publicidade

Mais artigos

Marca lança perfumes inspirados na trilogia ‘Kamen Rider’ dos anos 90

Anne de ‘Ultraseven’ e o ‘Kamen Rider Amazon’ vão se casar este ano

Divulgado S.H. Figuarts de ‘Ultraman Omega’

Novas capas de ‘Godzilla Destroys the Marvel Universe’ apresentam o ‘Coisa-Zilla’

‘Ultraman Omega’: novo ‘Ultra’ é um alienígena que cai na Terra e perde a memória

‘Shinkansen Daibakuha’: Nova versão do clássico dos anos 70 já está disponível na Netflix japonesa.