Reviews, Artigos

Review: Episódio 11 de ‘Tojima Wants to Be a Kamen Rider’ consagra ‘Tackle’ e encerra o arco do torneio

Publicidade

No episódio 11 de Tojima Wants to Be a Kamen Rider, exibido em 13/12/2025 e intitulado Tackle é a Mais Forte, temos o embate entre Mitsuba (Riderman) e Yuriko (Tackle) e a resolução do arco do torneio. O episódio inicia com cenas das batalhas anteriores do arco do torneio de treinamento realizado pelos protagonistas. A rodada final fica a cargo de Mitsuba e Yuriko, em uma batalha de técnica contra determinação. Mitsuba aguarda Yuriko entrar em sua área de controle para reverter qualquer eventual ataque que ela desferisse, deixando claro que, ao contrário de Ichiyo e Tojima, jogos mentais não funcionariam contra ele.

No entanto, Yuriko é mais rápida e consegue atacá-lo primeiro. O Riderman consegue reverter o Shin Denpa Nage (Verdadeiro Arremesso Eletro-Onda) dela e aplica um contra-ataque, que ela também consegue bloquear. Eles passam algum tempo trocando golpes e se defendendo em um combate de chão, até que Yuriko o agarra e aplica um mata-leão, do qual ele demora a se soltar, conseguindo apenas ao se livrar de sua máscara. Após isso, mesmo com sua “transformação” desfeita, Mitsuba se declara Riderman, mas não consegue reagir aos golpes de Tackle, que o liquida com um Rider Kick.

Ao ver o marido abatido, Yukarisu se transforma em combatente e parte para o ataque contra Yuriko, que também a derrota com um “empurrão Tackle”. Em seguida, Yuriko percebe que havia vencido todos, com exceção de Ichiyo (V3), e o chama para o combate. Ichiyo se encanta por ela e grita que a ama, mas com um único chute ela o derrota. Com a aura da Tackle original surgindo nas montanhas, Yuriko proclama que venceu todos e que Tackle é a mais forte.

A segunda parte do episódio corta para o yakuza Hachiro Nakao, que se lamenta por perceber que, mesmo após ter entrado para a Shocker e se tornado um combatente, sua vida não mudou muito. Ele acompanha o entusiasmo de seus companheiros e vai a um show das Combat Girls, um girl group de idols do qual eles são fãs, embora Hachiro não demonstre muito interesse.

Curiosamente, o logo do grupo traz o símbolo da águia da Shocker. Durante o show, Hachiro parece se impressionar com a apresentação. Enquanto isso, os quatro protagonistas retornam às suas casas e às suas rotinas após o torneio. Tojima volta para seu apartamento e come takoyaki com cerveja. Yuriko pesquisa sobre refeições que possam aumentar a resistência física, já que se admirou com a resistência de Tojima, até se lembrar de que é professora de ensino médio e precisa corrigir provas. Mitsuba e Yukarisu passam um tempo juntos, e ela narra que, mesmo com a lavagem cerebral da Shocker desfeita, ainda consegue receber mensagens telepáticas, ficando sabendo que está ocorrendo um expurgo de combatentes que venceram a lavagem cerebral. Ela se pergunta se ficará bem, e Mitsuba promete protegê-la.

Não houve referências diretas ou reconstituições de cenas das séries clássicas, mas ocorreram menções a técnicas de luta que realmente existem, além de outras referências implícitas laterais, como o uso do STO (Space Tornado Ogawa), golpe do wrestling popularizado pelo lendário judoca Naoya Ogawa, além do Waki-Gatame, técnica do Kodokan Judô, também utilizada no wrestling, onde é conhecida como chave de braço Fujiwara.

O wrestling era bastante popular no mesmo período do Henshin Boom dos anos 1970, influenciando diretamente elementos das séries Kamen Rider da era Showa, além do fato de os dublês da Ohno Kenyuukai utilizarem muitas técnicas de judô. Soma-se a isso a simbologia da batalha entre Riderman e Tackle, já que os personagens originais compartilham muitos elementos em comum, como “máscara com a boca à mostra”, “acompanham o personagem titular” e “sacrifício final”, tudo em um contexto no qual um, Riderman, é considerado um Kamen Rider, enquanto a outra, Tackle, não é reconhecida como tal. Vale lembrar ainda que os intérpretes originais de Yuki Joji (Riderman) e Yuriko Misaki (Tackle), Takehisa Yamaguchi e Kyoko Okada, respectivamente, eram amigos na vida real e faleceram no mesmo ano, 1986, sendo os primeiros intérpretes de heróis em Kamen Rider a morrerem.

Apesar da luta ter sido rápida em comparação à anterior, o anime mantém um bom ritmo de ação, com comédia na medida certa, boas referências, cujo conhecimento prévio melhora bastante a experiência, e resoluções surpreendentes. Aparentemente, no próximo episódio veremos uma batalha entre Hachiro, agora como um combatente da organização Shocker, contra os protagonistas.

Tojima Wants to Be a Kamen Rider está disponível na Crunchyroll, com legendas em português, e seus episódios dublados serão adicionados semanalmente.

Nota 8,0/10

Compartilhe
Publicidade

Mais artigos

Review: Batalha contra o Homem-Morcego abala a confiança dos Riders no episódio 16 de ‘Tojima’

Review: Episódio 19 de ‘Kamen Rider Zeztz’ aprofunda o mistério da CODE e reforça o lado heroico de Baku

Review: Episódio 18 de ‘Kamen Rider Zeztz’ revela novos personagens e torna a ‘CODE’ ainda mais suspeita

Review: ‘Tojima Wants to Be a Kamen Rider’ foca em ‘Sena’ e relações inusitadas no episódio 15

Review: ‘Ultraman Omega’ transforma o adeus em origem no episódio final

‘Zoku Ultraman’, a continuação perdida que traria o primeiro ‘Ultraman’ de volta