Inspirado na versão clássica do brinquedo de 1975, a Bandai anunciou o lançamento do CHOGOKIN ROBOCON 50th Anniversary Ver., que recria o clássico brinquedo da linha Chogokin (超合金). Esses bonecos são feitos em die-cast (inteiramente em metal) e surgiram com a febre dos super robôs nos anos 70, iniciada por Mazinger Z, mas logo foram expandidos pela Bandai (na época Popy) para outras produções de TV, incluindo séries de tokusatsu. Foi o caso de Ganbare!! Robocon (がんばれ!!ロボコン), cujo Chogokin original foi considerado um mega-hit de vendas, mudando a forma como a empresa trabalhava brinquedos ligados ao gênero.
A versão de 50 anos recria com fidelidade a edição original, mas com melhorias. O brinquedo possui um sistema de molas no corpo que permite transformá-lo em sua forma com rodas. O peito também pode ser aberto, revelando a estrutura robótica detalhada do corpo do Robocon. Além disso, a figura é articulada e acompanha acessórios. O valor é de 13.750 ienes (cerca de 507 reais na cotação atual) e o lançamento ocorreu em agosto de 2025.



Fonte: Tamashii Web
Ganbare!! Robocon (がんばれ!!ロボコン) foi a primeira série de comédia de robôs criada pelo mangaká Shotaro Ishinomori (石ノ森章太郎) e produzida pela Toei Company. Com 118 episódios, foi exibida pela NET (atual TV Asahi) de 4 de outubro de 1974 até 25 de março de 1977, tornando-se um sucesso televisivo no Japão.
A trama acompanha Robocon, um robozinho atrapalhado que vem ao mundo humano para treinamento prático com seus amigos. Ele vive com uma família humana, se envolve em várias confusões e tem um medo irracional de baratas. Apesar de ser uma série cômica, seus roteiros muitas vezes abordavam temas profundos, como bullying, preconceito, problemas familiares e desigualdades.
Uma versão em mangá foi publicada por Ishinomori na revista Weekly Shonen Sunday entre 1974 e 1975. A série ganhou uma releitura em 1999-2000 com Moero!! Robocon (燃えろ!!ロボコン) e teve ainda um especial de cinema em 2020, intitulado Ganbareiwa!! Robocon (がんばれいわ!!ロボコン).
Você precisa fazer login para comentar.