Em 30 de outubro, a imprensa japonesa noticiou que a franquia Super Sentai será encerrada após o término da série atualmente no ar, No. 1 Sentai Gozyuger (ナンバーワン戦隊ゴジュウジャー, 2025). Os principais motivos seriam a queda na rentabilidade com a venda de brinquedos e produtos, além da saída de patrocinadores devido à retração do mercado. Alguns portais japoneses, como o Smart Flash e o Shukan Jitsuwa WEB, divulgaram informações de bastidores fornecidas por pessoas ligadas à produção.
“O principal motivo para o fim da série é o aumento do custo de produção. No passado, havia orçamento suficiente para explosões e figurinos dos personagens, mas agora a situação é extremamente difícil. As cenas de explosão foram filmadas em um local distante de Tóquio, e explosões suficientes para vários episódios tiveram que ser gravadas de uma só vez. Com orçamento e cronograma apertados, para que tudo estivesse pronto a tempo das transmissões semanais, as condições no set eram extremamente complicadas.”
“O custo de criação dos trajes dos heróis, dos robôs em computação gráfica, das locações de filmagem e da mão de obra está disparando a cada ano. Agora custa cerca de 20 milhões de ienes (mais de R$ 680 mil) para produzir um episódio. As receitas de eventos foram duramente afetadas pela pandemia de COVID-19, e as vendas de brinquedos não são mais tão expressivas quanto no auge, devido à queda na taxa de natalidade. Não estamos mais em uma era em que um programa possa ser sustentado apenas pela paixão da equipe de produção. Foi uma espiral descendente, com prejuízos se acumulando a cada transmissão.”
“Nos últimos anos, a reforma trabalhista limitou as filmagens até as 21h, mas, na prática, elas às vezes se estendiam até tarde da noite. Houve momentos em que não conseguíamos nem pagar o táxi da equipe. O número de candidatos nas audições também diminuiu. Muitos estavam descontentes com o fato de o elenco estar sempre sobrecarregado e sem tempo para outros trabalhos. Por outro lado, havia mais contato entre os membros do elenco durante as filmagens, e sempre se falava no set sobre quem estava ficando com quem (risos).”
“Kamen Rider também enfrenta ameaça de cancelamento devido ao aumento dos custos de produção. Fazer um Kamen Rider é extremamente caro. O modelo de negócios tradicional está ruindo, e a publicidade e os brinquedos sozinhos não conseguem sustentá-lo. Dentro da TV Asahi, já se discutiu a possibilidade de manter apenas lançamentos anuais nos cinemas. No entanto, o mais preocupante é que as crianças de hoje não acreditam mais em Super Sentai ou Kamen Rider… É a influência das redes sociais.”
“Antigamente, as crianças ficavam fascinadas pelas transformações e batalhas, enquanto suas mães se encantavam com os jovens atores. Esse hábito dos domingos de manhã, que cativava pais e filhos, acabou se autodestruindo devido à mudança dos tempos.”
Fontes: Smart Flesh e News Goo Jp
