O Super Action Toku BR, evento temático somente relacionado a tokusatsu, como muitos fãs de do gênero sonham, ganhou sua terceira edição.
Tendo kaiju como tema, o evento aconteceu no dia 26 de janeiro, pela terceira vez no bairro da Vila Mariana, em São Paulo, na Associação Osaka Naniwa Kai. Logo na entrada, o Ultraman já acolhia e dava as boas-vindas ao público.
Mesmo num domingo que alternou entre muito sol e chuva, muitas pessoas compareceram, vindas de outras cidades, Estados e até mesmo de outro país, aumentando o número de espectadores em relação às edições anteriores, assim como o número de cosplayers.
Os apresentadores Daniel Verna (Kuroda), Chibi Martins e Wendrick levaram muita animação ao publico presente no evento, que contou com um bate papo sobre kaiju com os criadores de conteúdo Jardel do canal Otoya, Ricardo Sotero (Projeto Tokusatsu) e Bruce (Tokuclube); Ricardo Cruz falou sobre o projeto e o sucesso no Catarse para o Guia Definitivo do Jiraiya; e uma palestra com o dublador Guilherme Marques.
O artista Franco de Rosa também esteve presente, trazendo vários de seus trabalhos, como sua HQ do Ultraboy. O espaço Artist Alley proporcionou que vários deles, como Rodolfo Catarcione, Kiko Mauriz, Vitor DCR, Eduardo Capelo, vocalista e tecladista da banda Miura Jam, e Michel Borges, desenhista do mangá O Regresso de Jaspion, pudessem vender saus artes e trabalhos, tanto de personagens conhecidos como criações próprias.
Não poderiam faltar os estandes vendendo DVDs e VHS raros, artistas com trabalhos artesanais relacionados a tokusatsu e, é claro, teve comes e bebes. E o nosso estande também estava lá, marcando presença com os nossos artigos do Tokucast.
O evento contou com um grande concurso cosplay valendo prêmios em dinheiro, contando com 12 participantes que trouxeram ao palco personagens como Kaura e Red Flash de Choushinsei Flashman (1986), Dell Star e Beni Largato de Jiraiya (1988), Lúcifer de Cybercop (1987), Shoutaro Hidari de Fuuto PI (2022), Capitão Marvelous de Gokaiger (2011), Jaspion e Boomermann de Jaspion (1985), Kamen Rider Ichigo, o filme (2016), Anya Forger e Yor de Spy x Family e o Black de Kamen Rider Black (1988). O concurso teve como jurados: Chibi Martins, Junior Lepard e Danny Tsurugi.
Na música, o evento tirou do anonimato cantores covers que mesclaram o repertório entre as eras Showa e Reiwa, não só focando ao que passou no Brasil. Já as bandas não entregaram somente um repertório entre aberturas e encerramentos. Rodrigo Barros e Celso Dantas, além de Vinnie Pereira e Lukkyuu com muitas músicas vibrantes, abriram o dia. A banda Project Dragons cantou clássicos, como Ginga No Taazan de Jaspion (1985).
O encerramento do evento ficou a cargo da banda Shin Gattai, que se apresentou no evento pela segunda vez e trouxe um set de músicas bem variados e nostálgicos, onde tiveram que escolher apenas 15 músicas de seu repertório de 45 canções para o show, como os temas de robô de Changeman (1985), Flashman (1986) e Fiveman (1990). A banda levantou o público com o emocionante tema de Ultraman Gaia e uma música que costuma ser inédita em eventos, “Ashita Yohou Wa Itsumo Hare“, encerramento de Jiban.
O Super Action Toku BR é um evento voltado ao gênero tokusatsu, reunindo fãs e apoio de criadores de conteúdo de várias partes do Brasil, e a ideia dos organizadores (Taverna do Sovika, Multivortex, Somos Tokufans e Tokusatsu.com.br) é melhorar e crescer a cada edição. E vamos aguardar para que o próximo seja melhor ainda. Não deixe de seguir nossas redes sociais para saber o que acontece no mundo tokusatsu no Brasil e no mundo.
Galeria de fotos por: MMV Fotos