Eventos, Artigos

Tokusatsu marca presença na Retrocon 2025

Publicidade

A Retrocon 2025, realizada entre os dias 25 e 27 de julho no Transamerica Expo Center, em São Paulo, reuniu fãs de videogames clássicos, cultura pop retrô e muita nostalgia. E o gênero tokusatsu teve presença marcante no evento.

O destaque foi o estande da Editora Mozu, comandado por Ricardo Cruz e Adriano Almeida, que apresentou os elogiados Guias Visuais Definitivos de Jaspion e Jiraiya. Além da venda dos livros, o espaço contou com uma exposição de itens raros dos anos 80 e 90 relacionados às séries e uma réplica da armadura do Jiraiya do cosmaker Junior Lepard, que chamou a atenção dos visitantes.

A presença de cosplayers também foi um dos pontos altos. Danny Tsurugi, Rubens Nunez, Jardeo Santos e Anttonny Gaban interpretaram personagens do Império dos Ninjas, interagindo com o público e posando para fotos ao longo do evento.

Outro destaque foi a exposição de quadros comemorativos pelos 40 anos de Jaspion e Changeman, assinados pelo artista Alessandro Von Victor. As ilustrações foram inspiradas em episódios clássicos das séries, com estética de cartazes de cinema, encantando os fãs mais antigos.

Ricardo Cruz, figura icônica entre os entusiastas de tokusatsu no Brasil, esteve presente todos os dias, autografando os guias e conversando com o público sobre sua trajetória e os bastidores das publicações.

Durante o evento, a Editora Mozu também aproveitou para reforçar o anúncio de seu próximo lançamento: o Guia Visual Definitivo de Kamen Rider Black, que já está em desenvolvimento e tem lançamento previsto para 2026.

Compartilhe
Publicidade

Mais artigos

Review: Em seu segundo episódio, ‘Kamen Rider Zeztz’ traz ação e o inconsciente freudiano

Festival Marabá Cinecomic 2025 destaca tokusatsu com painéis, entrevistas e exibições especiais

Review: ‘Ultraman Omega’ equilibra crítica social e ação no episódio 9

Coluna Relâmpago: Quando a semelhança é coincidência e quando é inspiração?

Review: ‘Kamen Rider Zeztz’ mistura ação, mistério e referências pop em sua estreia

Review: ‘Ultraman Omega’ explora ciência e misticismo no episódio 8