O gênero tokusatsu, desde o seu início, espalhou-se pelo mundo, chegando ao Brasil com a estreia de National Kid (ナショナルキッド, 1960) e Ultraman (ウルトラマン, 1966), a exibição de filmes de kaiju e, posteriormente, com o boom do gênero no final dos anos 1980 com O Fantástico Jaspion (巨獣特捜ジャスピオン, 1985) e Esquadrão Relâmpago Changeman (電撃戦隊チェンジマン, 1985). Outros países também viveram fenômenos semelhantes, como a França.
Na França, a chegada do gênero começou com San Ku Kai (宇宙からのメッセージ・銀河大戦, 1978) em 1979, que ganhou este título devido à popularidade de uma modalidade de karatê, seguido por Spectreman (スペクトルマン, 1971) em 1981 e Gavan (宇宙刑事ギャバン, 1982), que por lá ficou conhecido como X-Or em 1982 — lembrando que no Brasil a série foi lançada como Space Cop. A estreia de Bioman (超電子バイオマン, 1984) em 1985 consolidou o interesse francês pelo gênero, inspirando gerações com programas exibidos do Récré A2 ao Club Dorothée, tornando os heróis japoneses ícones culturais. Entre outras séries que foram exibidas por lá podemos destacar Sharivan (宇宙刑事シャリバン, 1983) e Shaider (宇宙刑事シャイダー, 1984), além de heróis como Jiraiya: O Incrível Ninja (世界忍者戦ジライヤ, 1988), que por lá ficou Giraya e Winspector (特警ウインスペクター, 1990), que combinavam ação, narrativa espacial e cenários futuristas.



O Super Sentai também teve grande impacto na França. O sucesso de Bioman foi tanto que Os Defensores Maskman (光戦隊マスクマン, 1987) foi lançado como Bioman 2 e Liveman (超獣戦隊ライブマン, 1988) como Bioman 3, repetindo um fenômeno semelhante com Spielvan (時空戦士スピルバン, 1986) que saiu por lá como Jaspion 2.
Dorothée é um capítulo essencial no impacto do tokusatsu na França, algo semelhante com programas a apresentadoras infantis no Brasil, como Clube da Criança da extinta TV Manchete. Começou como locutora na emissora pública Antenne 2 entre 1977 e 1983, mas ficou famosa por apresentar programas infantis como Les mercredis de la jeunesse (1973), Dorothée et ses amis (1977–1978), Récré A2 (1978–1987) e, especialmente, Club Dorothée (1987–1997). Este último chegou a transmitir cerca de 30 horas por semana, popularizando animes e tokusatsu na França, incluindo Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco. O impacto foi tão grande que ela chegou a participar de um episódio de Jiraiya e Liveman em 1988.



Dos grandes sucessos na França, podemos destacar três:
Bioman foi transmitida inicialmente no Canal+ no programa Cabou Cadin, a partir de 1º de julho de 1985, aos sábados às 12h30, e depois na TF1, no Club Dorothée, a partir de 2 de setembro de 1987. A série teve sucesso imediato, permitindo que outras séries fossem importadas para a França, e desde então adquiriu status de série cult entre a geração do Club Dorothée, sendo regularmente reprisada no canal Mangas.
Gavan ou X-Or foi exibido a partir de 26 de outubro de 1983 no Récré A2 da Antenne 2, e depois em TMC, AB1, Mangas e Ciné FX. O tema de abertura francês foi escrito por Antoine de Caunes, filho de Jacqueline Joubert, então diretora de programas infantis da Antenne 2, e cantado por Jean-Pierre Savelli. O sucesso garantiu a exibição de suas sequências: Sharivan, como X-Or 2, e Shaider, como Capitão Sheider.
San Ku Kai também se destacou, transmitida a partir de 15 de setembro de 1979. A versão francesa chegou a países da América Latina no início dos anos 1980 como Sankuokai. A música do tema francês foi composta por Éric Charden, com letras de Didier Barbelivien.






O impacto dessas séries na França consolidou o tokusatsu como um fenômeno cultural, com fãs que até hoje celebram os heróis japoneses exibidos nos programas infantis que marcaram toda uma geração. Uma prova disso é a produção independente France Five, cultuada mundialmente como o grande tokusatsu francês.
France Five é uma série amadora francesa de seis episódios, criada em 1999 por Alexandre Pilot como homenagem e paródia às séries Super Sentai, adaptando-as à cultura francesa. Inicialmente exibida em convenções e no site oficial, a série passou posteriormente pelos canais Game One e Nolife, conquistando sucesso no Japão e no mundo. Todos os episódios tiveram legendas em japonês, e o título original, Jushi Sentai France Five, foi alterado para Shin Kenjushi France Five por questões de direitos da Toei, contando ainda com uma versão da abertura de Bioman adaptada à série e cantada por Akira Kushida.
Confira nossa resenha em áudio sobre France Five em nosso podcast:
Você precisa fazer login para comentar.