Este texto é um relato totalmente pessoal deste que vos escreve. Sou fundador do Tokusatsu.com.br e, de forma bem resumida, vou contar um pouco de como descobri a Tokunet, apelido dado ao fandom de tokusatsu presente na rede. Este artigo também é mais uma parte do nosso trabalho em manter a história viva de tantos fãs que ajudaram e ainda ajudam a promover esta parte tão fantástica da cultura pop japonesa no Brasil.
No começo do ano 2000, comecei a redescobrir o gênero tokusatsu através das exibições da Neo Animation (na Gibiteca Henfil, mas eu peguei mais a fase Centro Cultural Vergueiro), da SuperHero Con (que ocorreu dentro da Comix Book Shop em São Paulo) e Ultracon (também em São Paulo, uma convenção dos fãs de Ultraman no Colégio Arquidiocesano), e claro, na internet. Naquele início dos anos 2000, conheci a página Tokusatsu Tyosenshu, primeiro site brasileiro dedicado ao tokusatsu, e me cadastrei no Fórum Tokusen, o primeiro fórum de discussão sobre o assunto.
O site foi criado em 1998 por Márcio Araújo, conhecido na época como Spielvan, e foi por um tempo uma das principais fontes de informação sobre tokusatsu para os fãs brasileiros, onde oferecia notícias, fichas técnicas, imagens e músicas em formato MIDI.
O Fórum Tokusen foi criado por uma fã conhecida como Benikiba. Havia também o Tokusatsu Brasil Club, uma lista de e-mails dedicada ao tema. Graças a eles e a outros fóruns e pessoas, fiz grandes amigos e mergulhei em um mundo que hoje chamamos de Tokunet.
Naquela época, eu não imaginava que faria parte da equipe que daria continuidade ao Tokusen com a mudança para Toku Sekai, e a criação do Fórum Tokubrasil e do Tokusatsu.com.br. Nem mesmo tinha internet em casa no início daquela década; acessava na casa de parentes e contava com a ajuda do meu saudoso pai, que imprimia as atualizações em seu trabalho e as trazia para minha diversão.
Quando a internet finalmente chegou à minha casa, comecei a partir de grupos de tokusatsu no mIRC (um client de Internet Relay Chat para Windows que permitia a comunicação entre usuários). Pude vivenciar a empolgação dos fãs com a chegada da era dos grandes eventos e shows com cantores e atores ligados ao tokusatsu no Brasil, iniciada com o Anime Friends de 2003. Passava madrugadas e madrugadas baixando episódios sem legendas com conexão discada, algo que muitos hoje nem fazem ideia do que seja.
Fica a saudade de um tempo em que eu podia desfrutar da companhia do meu pai, de uma Tokunet que ainda era um território inexplorado e da expectativa de, a cada tópico de um fórum, descobrir séries e filmes que não conhecia e criar novas amizades.
Se você também é desta época e quer contar um pouco de sua experiência desta época, nos procure em nossas redes.
Abaixo scans de páginas do site impressos por meu pai que “sobreviveram” ao longo dos anos.
Aqui é possível ter um vislumbre da página Tokusatsu Tyosenshu:
https://community.fortunecity.ws/meltingpot/dunsmuir/1174/body.htm