Ícone do cinema japonês, Godzilla invade o Museu de Ciência e Tecnologia de Tóquio em uma exposição inédita que combina entretenimento, educação e reflexão sobre ciência e desastres. A Exposição Científica Godzilla: Enfrentando Ameaças com a Ciência (ゴジラサイエンス展 ~脅威に科学で立ち向かう~) teve início em 15 de janeiro e segue aberta ao público até 27 de janeiro de 2026, sem dias de fechamento.
A mostra parte de uma pergunta provocadora: “E se Godzilla realmente aparecesse?”. A partir do Rei dos Monstros como metáfora, a exposição aborda temas como prevenção de desastres naturais, tecnologias de defesa, impactos ambientais e o papel ambíguo da ciência, capaz tanto de salvar quanto de ameaçar a humanidade.

O evento é promovido pela Japan Science Foundation em parceria com o próprio museu, com supervisão oficial da Toho e curadoria científica de especialistas, incluindo o professor Tsuyoshi Nagamatsu.
Entre os destaques, o público encontra pôsteres de todos os filmes de Godzilla, uma estátua do monstro e da arma Destruidor de Oxigênio, além de trajes e réplicas de mechas anti-Godzilla, como o Super Mechagodzilla e o M.O.G.E.R.A.. A exposição também dedica espaço a temas ambientais, com painéis sobre poluição tendo Hedorah como símbolo.
As experiências interativas incluem a Experiência de Vento Forte, que simula ataques de Rodan; a Experiência de Terremoto, reproduzindo os passos de Godzilla; um tour pelo telhado do museu, local de filmagem de Shin Godzilla (シン・ゴジラ, 2016); e o Godzilla Science Quiz Rally, uma espécie de caça ao tesouro científica que se estende por todo o museu.
Fonte: jsf.or.jp

Você precisa fazer login para comentar.