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‘Wakusei Daisenso’, o ‘Star Wars’ da Toho

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O lançamento de Star Wars, ocorrido em 25 de maio de 1977, teve um impacto monumental na indústria do cinema, especialmente no gênero de ficção científica. Antes de Star Wars, os filmes de ficção científica se concentravam, em grande parte, em temas como a exploração espacial, a tecnologia futurista e as consequências do avanço científico. Clássicos como Metrópolis (1927) e 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968) exploravam questões filosóficas e sociais, enquanto outros, como A Guerra dos Mundos (1953), abordavam invasões alienígenas e o medo do desconhecido. 

No entanto, o sucesso estrondoso de Star Wars não apenas redefiniu o que um filme de ficção científica poderia ser, mas também abriu as portas para diversos filmes inspirados em todo o mundo. Neste contexto, após o sucesso do filme de George Lucas, a Toho (mesma produtora de Godzilla) decidiu criar uma espécie de continuação do filme Uchuu Daisenso de 1959 (Battle in Outer Space, 宇宙大戦争), dirigido por Ishiro Honda, com efeitos especiais de Eiji Tsuburaya. Em fevereiro de 1977, aproximadamente três meses antes da Fox lançar Star Wars, começou a discutir com a Toho uma exibição do filme no Japão. As empresas realizaram uma coletiva de imprensa conjunta anunciando que o filme estrearia no país em 1º de julho de 1978.

Embora a Toho não fosse a distribuidora japonesa do filme, elaborou estratégias para atiçar o crescente interesse japonês por filmes de ficção científica que Star Wars começou a gerar. O produtor e presidente da Toho na época, Tomoyuki Tanaka, compareceu a uma exibição de Star Wars no Havaí (algo muito parecido ocorreu com a Toei na época) e pediu ao renomado escritor de ficção científica Sakyo Komatsu um roteiro para um filme semelhante que pudesse ser concluído antes do lançamento de Star Wars no Japão. Komatsu montou uma equipe de escritores, mas não conseguiram finalizar a tempo; a primeira versão foi entregue para Hideichi Nagahara (que trabalhou em filmes de Godzilla) e foi finalizada por outros dois roteiristas poucos meses antes do lançamento. 

Toda a produção foi feita às pressas, 66 dias após a entrega do roteiro final. Wakusei Daisenso (The War in Space, 惑星大戦争) chegou aos cinemas em 17 de dezembro de 1977. O título traduzido literalmente seria: A Grande Guerra Planetária, e foi um possível título para Star Wars no Japão. Com prazos apertados de produção, o diretor Jun Fukuda, que vinha dirigindo filmes do Godzilla nos anos 1970, chegou a declarar que, se tivesse mais tempo, o filme seria mais interessante. A Toho reaproveitou cenas de destruições de cidades de outras produções, como o próprio Uchuu Daisenso (1959), Sekai Daisenso (1961) e Nostradamus no Daiyogen (1974).

A pressa e o corte orçamentário fizeram a produção aproveitar peças de roupas do elenco e, para a nave UNSF Gohten, foi reaproveitada a nave Gotengo do filme Atragon (1963), com uma pequena inspiração no encouraçado espacial Yamato do anime Uchuu Senkan Yamato (1973). O roteiro de Atragon, inclusive, também pode ser apontado como uma das bases do roteiro final de Wakusei Daisenso.

Os vilões e suas naves tiveram visual baseado na Roma da antiguidade e mantinham uma base em Vênus. Um dos asseclas do grande vilão tinha visual totalmente baseado no personagem Chewbacca de Star Wars. Já do lado do bem, é possível ver influência da série do final dos anos 1960, Jornada nas Estrelas (Star Trek) e no filme 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968).

O elenco conta com nomes que já trabalhavam em filmes da Toho, e ainda traz como coadjuvante o ator Hiroshi Miyauchi, o Kamen Rider V3 ou o Chefe Masaki de Winspector e Solbrain.

Apesar de um filme por certas vezes confuso e com efeitos especiais mais toscos do que produções dos anos 50, Wakusei Daisenso é considerado do gênero tokusatsu e é mais uma produção lançada graças ao efeito que o sucesso de Star Wars causou em todos os cantos do planeta.

História

Na década de 1980, o mundo enfrentou uma série de incidentes relacionados a OVNIs e interferências de rádio, levando Matsuzawa, do Escritório das Nações Unidas para Assuntos do Espaço Exterior, a solicitar uma investigação sobre uma unidade voadora que caiu nos Alpes japoneses. A Força de Defesa Espacial das Nações Unidas (UNSF) contratou o Dr. Masato Takigawa para projetar uma nave de defesa, mas a comoção inicial diminuiu e ele interrompeu o projeto. Em 1988, após novos incidentes com OVNIs, Miyoshi retorna ao Japão para concluir a nave Gouten e convence Takigawa a retomar o trabalho. Com a destruição de cidades e bases militares pelos invasores conhecidos como Hellfighters, Takigawa e sua equipe finalizam a Gouten e partem para enfrentar a ameaça em Vênus. Durante a missão, a filha de Takigawa, Jun, é sequestrada, mas Miyoshi e sua equipe conseguem resgatá-la após uma intensa batalha. No clímax, Takigawa sacrifica sua vida para destruir a Grande Nave Demoníaca, garantindo a vitória contra os invasores.

Indicações de Tokucast após leitura deste texto:

Tokucast #149 – Wakusei Daisenso

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