A Editora JBC abriu a pré-venda de Shōgun – A Gloriosa Saga do Japão, clássico da ficção histórica escrito por James Clavell, que inspirou a premiada série da Disney+ / FX — grande vencedora do Emmy 2024, com impressionantes 18 prêmios. A nova edição brasileira conta com projeto gráfico especial, glossário inédito, ilustrações de Guilherme Match e direção de arte de Gabê Almeida.
Ambientado no Japão do século XVII, o romance acompanha o navegador inglês John Blackthorne, que chega ao arquipélago durante uma intensa disputa pelo título de Shōgun. Envolvido em jogos de poder entre daimios, jesuítas portugueses, comerciantes estrangeiros e guerreiros samurais, Blackthorne se aproxima do influente senhor feudal Toranaga e se vê dividido entre as culturas do Ocidente e do Oriente. No processo, desenvolve uma relação proibida com sua intérprete, a enigmática Mariko.



Com mais de 1.100 páginas, a obra mistura aventura, drama, romance e choque cultural, oferecendo um retrato envolvente do Japão Feudal. A edição física terá acabamento de luxo e será vendida por R$ 184,90, enquanto a versão digital (formato ePub) custará R$ 49,90.
Shōgun, ou Xógum, como ficou conhecido na primeira edição em português, é uma narrativa que mergulha na história japonesa sob uma perspectiva ocidental. Vale lembrar que a adaptação da Disney+ não é a primeira: em 1980, o livro já havia sido transformado em uma minissérie de sucesso pela NBC, estrelada por Richard Chamberlain, Toshiro Mifune e Yoko Shimada.
James Clavell também é autor de outros romances marcantes, como Tai-Pan (1966) e Noble House (1981), que também receberam adaptações em live-action e são reconhecidos por seus enredos densos e ambientação histórica detalhada.
Embora Shōgun não seja uma obra 100% japonesa e nem pertença ao gênero tokusatsu, o Tokusatsu.com.br destaca a produção devido à sua relevância cultural e, principalmente, pela participação do astro japonês Hiroyuki Sanada.
Sanada iniciou sua carreira na lendária Japan Action Club (JAC), ao lado de nomes como Sonny Chiba e Hikaru Kurosaki — o eterno Jaspion. O ator também atuou em produções do gênero tokusatsu, como a série Uchū Kara no Messeji: Ginga Taisen (Sankuokai), bastante conhecida na França e América Latina.
Fonte: JBC