O Doutor Shinigami é um dos vilões mais emblemáticos da série Kamen Rider (仮面ライダ) de 1971, a que inaugura a franquia. Ele foi o segundo executivo da Shocker, organização criminosa responsável por criar monstros e manipular seres humanos, e apareceu pela primeira vez no episódio 40 da série, vindo da filial Suíça da Shocker para substituir o Coronel Zol, que havia sido derrotado.
Shinigami é descrito como um cientista altamente especializado em remodelação humana, sendo uma verdadeira autoridade na criação de kaijins (palavra japonesa que literalmente significa “pessoa misteriosa.”), os monstros da série.


Com uma aparência sombria, que remete a figuras de histórias de mistério e terror, o Doutor Shinigami apresenta uma personalidade macabra. Ele parece ter uma forte conexão com as sombras, conferindo-lhe uma aura assustadora. Além de seu vasto conhecimento científico, Shinigami também se destaca por seus estudos em astrologia e hipnose. Embora não seja particularmente habilidoso no combate físico, ele possui a habilidade de se teletransportar, aparecendo e desaparecendo à vontade, o que o torna um adversário imprevisível e perigoso.
Sua jornada na série é marcada por sua constante luta contra o primeiro e segundo Kamen Rider, Ichigo o primeiro e Nigo o segundo, pois a série teve dois Riders principais. Seus kaijins eram mais poderosos do que os que estavam sob o comando e seu antecessor, mas mesmo assim, os heróis frequentemente frustravam seus planos. No episódio 52, Doutor Shinigami transferiu seu posto para Jigoku Taishi, o “embaixador do inferno”, sendo então movido para a filial da Shocker na América do Sul. No entanto, ele ainda retornaria ao Japão, onde assumiria sua forma monstruosa, Ika Devil, sendo derrotado pelo Rider Ichigo no episódio 68.

A criação de Doutor Shinigami fez parte de uma renovação para o segundo ano da série, após o pedido da emissora Mainichi Broadcasting System, uma das produtores da franquia. O Coronel Zol deveria ser derrotado, e um novo executivo da Shocker precisaria ser introduzido. Inicialmente, os produtores planejaram dois personagens, Doutor Horror e Professor Devil, com uma proposta visual militar para o novo vilão. Porém, os planos mudaram, e o visual de Shinigami acabou remetendo à figura clássica do Conde Drácula, principalmente dos filmes da produtora Hammer com Christopher Lee no papel do vampiro, com uma atitude ainda mais excêntrica e bizarra.
O lendário ator Hideyo Amamoto foi escalado para o papel de Doutor Shinigami. No entanto, os produtores hesitaram em pedir para que ele fosse “bizarro”, já que Amamoto já era um nome respeitado no cinema japonês. Quando Amamoto leu a proposta, ele ajudou a moldar o personagem, incorporando elementos de uma peça teatral anterior onde interpretou um cientista alemão louco. Esses elementos acabaram influenciando a criação de Shinigami.


Originalmente, Doutor Shinigami teria uma forma monstruosa chamada Gillizames, mas devido a mudanças no cronograma de gravações, a fantasia criada para esta forma acabou sendo utilizado como um kaijin comum no episódio 67. A forma monstruosa de Shinigami acabou ganhando uma nova versão chamada de Ika Devil, que foi apresentada no episódio 68 da série. Curiosamente, a fivela dourada com a insígnia da Shocker, que aparece no cinturão de Gillizames, se tornaria um elemento recorrente em outros kaijins posteriores.
Embora tenha saído temporariamente da trama no episódio 52, Doutor Shinigami retornou em Kamen Rider V3 (仮面ライダーV3, 1973), nos episódios 27 e 28, junto com outros executivos da Shocker. Sua presença continuaria a ser notável na cultura pop, aparecendo até mesmo em produções mais recentes.

Foto postada por Mitsuru Hiraiyama no X (antigo Twitter)
No filme Kamen Rider The First (仮面ライダー THE FIRST, 2005), o membro da equipe Shocker, denominado “Cavalheiro Idoso”, é uma versão do Doutor Shinigami retratado por meio de várias imagens de arquivo do já falecido Amamoto, gravadas antes de sua morte em 2003, incluindo várias da série original de Kamen Rider. Ele foi dublado pelo falecido Eiji Maruyama (丸山 詠二, Maruyama Eiji).
Em Shin Kamen Rider (シン・仮面ライダ) ,filme de 2023, uma referência a Shinigami é feita quando o personagem Kamakiri Kamareon Aug é mencionado como sendo feito pelo “Shinigami Group” (traduzido nas legendas como “Anjos da Morte”), ligando a criação do vilão ao contexto mais amplo de atuação da Shocker.


O vilão também teve versões, como o Super Doutor Shinigami (interpretada por Eijiro Hikari), feita por outros atores e dubladores nos filmes Kamen Rider Decade The Movie: All Riders vs. Dai-Shocker (劇場版 仮面ライダーディケイド オールライダー対大ショッカ, 2009), Kamen Rider × Kamen Rider Double & Decade: MOVIE War 2010 (仮面ライダー×仮面ライダー ダブル&ディケイド MOVIE大戦, 2010), OOO, Den-O, All Riders: Let’s Go Kamen Riders (オーズ・電王・オールライダー レッツゴー仮面ライダ, 2011), Kamen Rider × Super Sentai × Space Sheriffs: Super Hero Taisen Z (仮面ライダー×スーパー戦隊×宇宙刑事 スーパーヒーロー大戦Z, 2013), Kamen Rider Den-O: Pretty Den-O Appears! (仮面ライダー電王 プリティ電王とうじょう, 2020).



Doutor Shinigami é uma das figuras mais intrigantes e complexas do universo da franquia Kamen Rider. Seu legado como mestre da criação de kaijins e sua presença marcante, tanto como cientista excêntrico quanto como vilão, garantiram-lhe um lugar de destaque na cultura pop japonesa. A interpretação inesquecível de Hideyo Amamoto, aliada a um personagem único, fez com que Shinigami permanecesse na memória dos fãs, tendo versões em jogos de videogames, mangás até mesmo sendo reverenciado em produções modernas.
Hideyo Amamoto: O ator por trás do Doutor Shinigami
Hideyo Amamoto, intérprete do Doutor Shinigami, foi um dos maiores nomes do cinema japonês. Conhecido por sua vasta filmografia, Amamoto se destacou em diversos gêneros, incluindo ficção científica e o tokusatsu. No Brasil, o público o conhece por seu papel como Professor Q em Machineman (星雲仮面マシンマン, 1984), mas sua carreira abrangeu desde filmes de época até produções de ficção científica e monstros, como Godzilla (ゴジラ) e Gorath (妖星ゴラス, 1962).

Nascido em 2 de janeiro de 1926, Amamoto era fluente em espanhol e tinha conhecimentos de português e francês, e desde jovem se interessou por literatura, especialmente pelos filósofos Kant, Pascal e Nietzsche. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele serviu no exército imperial japonês, mas foi punido diversas vezes por insubordinação, devido a seu comportamento rebelde e suas críticas ao Japão na guerra. Após a guerra, ele se formou em Política Internacional na Universidade de Tóquio, mas sua verdadeira paixão era o teatro e a literatura, o que o levou a uma bem-sucedida carreira no cinema e na TV.
Amamoto fez sua última aparição em Godzilla, Mothra and King Ghidorah: Giant Monsters All-Out Attack (ゴジラ・モスラ・キングギドラ 大怪獣総攻撃, 2001) e faleceu em 23 de março de 2003, vítima de pneumonia, aos 77 anos.
Indicações de Tokucast após leitura deste texto:
Tokucast #66 – Kamen Rider The First
Tokucast #89 – Machineman
Tokucast #243 – Kamen Rider