Artigos

Troca de atores e dublês em importante episódio de ‘Himitsu Sentai Gorenger’

Publicidade

Neste ano, a primeira série da franquia Super Sentai completa 50 anos, e vamos compartilhar algumas curiosidades interessantes sobre atores, dublês de ação e coreografia relacionados a um único episódio dessa produção.

Poucas vezes na franquia Super Sentai, os atores principais foram substituídos, mas isso ocorreu em algumas ocasiões. A primeira delas foi justamente em Gorenger.

No episódio 54, o ator Baku Hatakeyama (1944 – 1978), que interpretou Daita Oiwa, o primeiro Kirenger, deixou a série para trabalhar em um outro projeto. Em seu lugar entra Jiro Daruma, para interpretar Daigoro Kumano como o segundo Kirenger mas, no episódio 67, Hatakeyama retorna à série. A justificativa dos roteiristas para o retorno do primeiro ranger amarelo foi matar o segundo, em um emocionante momento de Gorenger.

O uso de dublês em séries do gênero tokusatsu é uma prática essencial e amplamente reconhecida. Essas produções japonesas, que incluem franquias como Kamen Rider, Super Sentai (conhecida no Ocidente como base para os Power Rangers) e Ultraman destacam-se pelas cenas de ação repletas de acrobacias, lutas coreografadas e efeitos especiais. Os dublês desempenham um papel fundamental ao realizar cenas perigosas ou complexas demais para os atores principais.

No mesmo episódio 67, ocorreu também uma troca significativa de dublês e de empresas responsáveis por esse trabalho. Com a saída da empresa Ono Kenyukai, a Japan Action Club assumiu a função. Essa transição trouxe mudanças importantes, como a substituição de Kazuo Niibori, que era o dublê principal do Akarenger, por Kenji Ohba (mais conhecido no Brasil como Gavan).

Além disso, Tetsuya Nakayashiki, dublê principal do Aorenger, foi substituído por Yoshinori Okamoto (famoso por interpretar o pirata espacial Buba em Changeman).

Intitulado “Ataque Especial Carmesim!! Kirenger morre ao pôr do sol“, este episódio (67) foi ao ar em 6 de novembro de 1976, com roteiro de Shozo Uehara, renomado roteirista de séries famosas no Brasil, como Jaspion.

Indicações de Tokucast após leitura deste texto:

Tokucast #44 – Kenji Ohba
Tokucast #116 – Um pouco sobre a história da Japan Action Club
Tokucast #126 – Shozo Uehara
Tokucast #235 – Kazuo Niibori
Tokucast #242 – Himitsu Sentai Gorenger

Compartilhe
Publicidade

Mais artigos

Review: Agentes contra Nox e sonhos coletivos eletrizam o episódio 21 de ‘Kamen Rider Zeztz’

Review: Mudança de lado inesperada abala a Shocker no episódio 18 de ‘Tojima’

Anime Friends 2026 confirma Nozomu Sasaki como atração internacional

Anime Friends 2026 confirma Mika Chiba e Ryoma Sasaki de ‘Cybercop’

Review: Primeiro episódio de ‘Garo: Higashi no Kairo’ inicia nova fase da franquia em 2026

A cronologia da franquia ‘GARO’, como assistir